CocoaFlow: IF Baiano cria Ambiente de Valorização de Ideias para impulsionar empreendedorismo e inovação
Atualizado em 15 de setembro de 2022 às 16h12 | Publicado em 21 de junho de 2022 às 18h04

Ambiente de inovação criado no Campus Uruçuca pretende construir pontes entre a academia, o setor produtivo, o setor público e a sociedade.

O IF Baiano Campus Uruçuca está implementando um Ambiente Inovador, ou Ambiente de Valorização de Ideias, o CocoaFlow. Ele tem o propósito de fortalecer e conectar ações na área do empreendedorismo e da inovação que impactem positivamente o dia a dia e gerem valor para estudantes, alunos, professores, empresários e membros da comunidade. O projeto é fomentado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e pelo Instituto Federal Baiano e beneficiará empresas e startups da região de Uruçuca.

De acordo com o coordenador do projeto, o professor e pesquisador Biano Melo, o nome CocoaFlow vem da congregação de dois conceitos: o Cocoa (termo em inglês para cacau), fruto sagrado das culturas andinas, considerado o “Alimento dos Deuses”, e Flow (palavra em inglês para fluxo), que é o nome de um conceito descrito pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi como “um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total no que está fazendo”.

Projeto tem como sede campus do IF Baiano em Uruçuca e pretende incentivar empreendedorismo na região.

A iniciativa surgiu através da articulação de diferentes ambientes de inovação do Instituto Federal Baiano – Campus Uruçuca, mas busca ir além do ecossistema de ensino e pretende construir pontes entre a academia, o setor produtivo, o setor público e a sociedade.

“A região será beneficiada por meio de eventos, orientações sobre depósitos de patentes e registros de software e marcas, estímulo à criação de novos negócios, acesso a publicações, cursos de capacitação, facilidade em parcerias público-privadas, participações em prêmios, entre outros”, explica Melo.

O CocoaFlow vai estimular a inovação, socializando informações sobre editais, e como concorrer a eles, conteúdos e experiências ligados ao empreendedorismo e à inovação tanto entre a comunidade acadêmica, quanto entre parceiros, sociedade regional e pessoas interessadas nas temáticas, fortalecendo a interação dos agentes de inovação. Além disso, pretende-se ampliar a visibilidade das iniciativas de empreendedorismo e inovação do Campus Uruçuca, explorando a diversidade de expertises em cada ambiente da unidade.

Ainda, a iniciativa prestará apoio à geração de spin-offs, startups e outras empresas que surjam no ambiente inovador do Campus Uruçuca que contribuam diretamente para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do ecossistema de inovação do Sul da Bahia.