Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Clube do Livro de Uruçuca cresce e fortalece a relação entre a comunidade e o IF Baiano
Atualizado em 19 de outubro de 2023 às 13h03 | Publicado em 18 de outubro de 2023 às 23h12
Compartilhe nas redes sociais:

Um clube do livro que começou com apenas quatro crianças em uma residência particular, em Uruçuca, no interior da Bahia, ganhou uma grande proporção e hoje reúne mais de 120 participantes, divididos em três grupos por faixa etária.

A iniciativa foi da servidora do IF Baiano, Sara Oliveira, que, durante a pandemia, começou a incentivar a filha a ler. Com o tempo, ela percebeu que a prática da leitura também era benéfica para as outras crianças. “Ao perceber o quanto estava nos fortalecendo, convidei outros coleguinhas para participarem”, conta Sara.

O primeiro encontro do clube aconteceu em 2022, na casa de Sara. A proposta era que as crianças escolhessem um livro de sua preferência e o levassem para ler durante o mês. No mês seguinte, elas retornavam para socializar com a turma sobre os pontos importantes da leitura.

A proposta teve uma ótima adesão entre os amigos da filha de Sara e, logo, o grupo foi crescendo. O clube cresceu tanto que a casa de Sara ficou pequena para acolher as atividades. Foi, então, que ela recebeu um convite do IF Baiano – Campus Uruçuca para realizar as atividades do clube na biblioteca do campus.

A chegada das crianças à biblioteca trouxe ainda mais vida para o espaço de leitura. Para o diretor do campus Uruçuca, Josué de Souza Oliveira, o contato físico com a biblioteca, realizado de forma lúdica, melhora a socialização e a interação com o acervo, fascinando as crianças pelo universo da leitura.

No contexto atual, de aumento do consumo de livros em outros formatos que não o físico, as bibliotecas têm precisado se renovar e se adequar aos novos formatos de fazer a leitura chegar ao leitor e nisso a biblioteca do IF Baiano – Uruçuca está se aprimorando cada dia mais, como afirma a bibliotecária do campus, Patrícia Silva.

Sara, a coordenadora do clube, afirma que o espaço de leitura é um espaço de diversão, trocas, aprendizados, cheio de ludicidade e encantamentos. Ela relata que as crianças se preparam para contar suas histórias e esperam com alegria o dia do encontro. Elas mandam vídeos compartilhando sua leitura, participam de reuniões temáticas e ações sociais.

Keren Apuc, de 12 anos, filha de Sara e integrante do clube, acredita que o clube abre diferentes oportunidades e portas para o futuro. “[O clube] incentiva o hábito da leitura, cria vínculos de amizade e respeito, e também o aumento do vocabulário”, diz. Eliza, mãe de dois filhos, Malu e Samuel, que participam do clube, afirma que o clube tem sido um grande parceiro no incentivo à leitura e ao desenvolvimento das crianças.

Sobre os planos para o futuro do clube, Sara conta que está almejando ampliar os serviços oferecidos às crianças, com cultura, música, esportes, arte e escrita. Ela acredita que isso ajudará a fortalecer a cultura e estimular as crianças a lutarem por seus sonhos, pensando sempre em um mundo inclusivo, com diálogos e respeito.

Acompanhe as ações do clube no perfil do Instagram: @clubedolivro_uru.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br