Clube de leitura coletiva recebe inscrições
Atualizado em 5 de março de 2021 às 13h34 | Publicado em 4 de março de 2021 às 12h02

O Clube do Livro é uma iniciativa gratuita e on-line para incentivar a leitura e aproximar pessoas

O IF Baiano – Campus Itapetinga convida pessoas interessadas em leitura para participar do seu Clube do Livro. A iniciativa, gratuita e on-line, discutirá em encontros mensais romances com temas variados, escolhidos pelos integrantes. Para se inscrever, basta preencher este formulário digital. O clube de leitura é aberto à comunidade externa e tem como público-alvo jovens e adultos.

“O principal objetivo do clube é reunir pessoas que tenham interesse em ler um livro e depois partilhar discussões e impressões sobre a leitura. Um bate-papo leve e descontraído”, explica a coordenadora do projeto, a bibliotecária Marília Lessa. Os encontros vão acontecer na última sexta-feira de cada mês e os participantes receberão informações e orientações através de grupo no Telegram e e-mail. Para facilitar o acesso, serão escolhidos livros que compõem o acervo da Biblioteca Virtual da Pearson e do Portal Domínio Público. A primeira reunião acontecerá através da plataforma Google Meet, no dia 26 de março.

Marília conta que a proposta surgiu de uma adaptação do projeto de extensão “Circulando: feira de troca de livros”, uma atividade totalmente presencial que se tornou inviável por conta da pandemia. A pedido da Pró-reitoria de Extensão, a equipe, que conta ainda com Tony Meira, auxiliar de biblioteca, e a bolsista Saíle Borges Gobira Meira, aluna do curso Técnico Integrado em Agropecuária, mudou a proposta para um clube de leitura em formato virtual.

Para a coordenadora do projeto, diante do isolamento social imposto pela pandemia, o clube de leitura apresenta-se como ferramenta de estímulo à leitura e oportunidade de conhecer outras pessoas para troca de experiências. “A leitura em si é um ato individual e solitário, mas chega um momento em que a gente precisa se expressar, trocar impressões sobre o que leu. O Clube do Livro traz essa proposta de conversar sobre algo em comum, num encontro descontraído”, conta Marília.

Para quem já quiser começar a primeira leitura, Marília revela que o primeiro livro a ser lido foi escolhido pela equipe do projeto e é “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis. A escolha de um nome feminino para abrir as atividades do clube é uma homenagem ao mês das mulheres. “Essa autora é muito importante para a literatura brasileira por ser considerada a primeira romancista do país, nordestina e abolicionista negra”, explica a coordenadora. As próximas leituras serão escolhidas pelos integrantes, através de enquete.