Ciência Por Elas: IF Baiano lança edital para projetos de pesquisa e extensão liderados por mulheres
Atualizado em 8 de dezembro de 2023 às 08h47 | Publicado em 1 de dezembro de 2023 às 16h55

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com inscrições abertas para a seleção de projetos de pesquisa e extensão coordenados por servidoras da instituição. O programa, intitulado ‘Ciência Por Elas’, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPES) e pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), tem como objetivo primordial incentivar e fortalecer a participação feminina no avanço científico, tecnológico e de inovação no país.

O período para submissão dos projetos vai até 31 de março de 2024, sendo exclusivamente realizado através do SUAP (pela rota: Pesquisa > Projetos > Submeter Projetos).

Nesse contexto, serão selecionadas nove propostas, cada uma recebendo um financiamento de bancada de R$10 mil, distribuídos em R$5 mil para despesas de capital e R$5 mil para despesas de custeio. Os projetos devem abranger tanto pesquisa quanto extensão, alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o propósito de promover a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas.

A elegibilidade dos projetos é determinada por critérios obrigatórios, os quais são fundamentais para a análise e seleção das propostas. A falta ou a insuficiência de informações em relação a esses requisitos pode levar à desclassificação da proposta.

Entre os pré-requisitos exigidos estão:

• O desenvolvimento do projeto em um prazo máximo de 12 meses, durante o período de vigência de 01/07/2024 a 30/06/2025.
  • A integração entre pesquisa e extensão, concentrando-se em tecnologias para o desenvolvimento social e contribuindo para a formação cidadã, além de apoiar a interação entre o Instituto e a sociedade. É importante que não se limite apenas a diagnósticos de problemas ou situações identificadas.
  • Vinculação às Áreas Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, de acordo com a Portaria MCTIC nº 5.109, de agosto de 2021, que abrange áreas como tecnologias estratégicas, habilitadoras, de produção, para desenvolvimento sustentável, para qualidade de vida e para promoção, produção e divulgação da ciência, tecnologia e inovação.

As propostas submetidas podem incluir a participação de até duas estudantes meninas ou mulheres matriculadas no IF Baiano em qualquer nível de formação (cursos de nível médio e/ou nível superior) como bolsistas, conforme indicado no plano de aplicação.

As modalidades de bolsas permitidas são:

• PIBIC EM: R$300,00 – 10 horas semanais – Nível técnico médio integrado ou subsequente.
  • PIBIC: R$700,00 – 20 horas semanais – Graduação.
  • Bolsa de Apoio Técnico à Pesquisa (ATP): R$700,00 – 20 horas semanais – Pós-graduação ou egressas de cursos de graduação.

O resultado final da seleção será divulgado em 14 de maio de 2024 no site do IF Baiano (http://www.ifbaiano.edu.br/concursos), apresentando as propostas aprovadas em ordem de classificação, assim como as não aprovadas. As notas e os pareceres dos avaliadores, bem como a nota final, estarão disponíveis para consulta no SUAP do IF Baiano.

Quaisquer dúvidas ou informações adicionais relacionadas ao processo de seleção podem ser encaminhadas para o e-mail: propes@ifbaiano.edu.br.