Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Cicatribio VET será lançado na Câmara Municipal de Alagoinhas nesta quinta-feira, 28
Atualizado em 28 de setembro de 2023 às 20h06 | Publicado em 28 de setembro de 2023 às 11h25
Compartilhe nas redes sociais:

A Cicatribio Cosméticos e Biofármacos, empresa com foco na sustentabilidade e inovação, que nasceu no IF Baiano – Campus Catu e tem o apoio da instituição, apresentará nesta quinta-feira, 28, o Cicatribio VET. 

O evento de lançamento do produto, que já está disponível no mercado, será às 18h, na Câmara Municipal de Alagoinhas e contará com a presença do prefeito da cidade, Joaquim Belarmino Cardoso Neto; de vereadores; comerciantes da área médica; do reitor e da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IF Baiano, Aécio José Duarte e Hildonice Batista. 

O gel-creme cicatrizante foi produzido com viés científico, com o projeto “Produção de uma pomada cicatrizante para tratamento de ferimentos cutâneos”, orientado pelos professores Saulo Capim e André Rezende. O projeto já recebeu diversos prêmios em eventos nacionais e internacionais. 

A pesquisa nasceu de uma hipótese levantada pelo então aluno do IF Baiano João Pedro de Oliveira. Por meio da observação de um corte numa árvore de mangaba, ele percebeu o poder regenerativo do látex liberado pela planta. O que moveu sua curiosidade foi a relação de cuidado com sua avó que sofre de diabetes. O gel para humanos está em fase de testes e espera-se que chegue ao mercado no primeiro semestre de 2024.

O Cicatribio Vet ganhou prêmios em eventos científicos brasileiros e internacionais, além de ser destaque no Jornal da Globo no mês de junho de 2023. “O produto está tendo uma ótima aceitação pelos veterinários e tutores pets e já estamos comercializando o Cicatribio em plataformas de marketplaces e lojas pet e Vet do Estado”, afirma o pesquisador Saulo Capim.

O Cicatribio Vet também disponibiliza um aplicativo disponível gratuitamente para o acompanhamento de feridas. Operado por inteligência artificial, ele consegue identificar imagens de humanos e animais, possibilitando analisar o processo cicatricial do ferimento cutâneo.

Premiações: 

2020: 1º Lugar na área de Ciências da Saúde na 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE);

           Prêmio Internacional de destaque por habilidade e criatividade em biologia in vitro oferecido pela Society for in Vitro Biology;

            Prêmio de Honra em Educação e Ciências da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Feira Brasileira de Jovens Cientistas;

2021: 1º Lugar na área de Ciências da Saúde na MILSET;

2022: 2º Lugar na área de Ciências da Saúde na feira Internacional Genius Olympiad realizada nos Estados Unidos; 

2023: 1º Lugar na área de Ciências da Saúde na MILSET e credencial para representar o Brasil em feira mundial de Ciências no México.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br