Ingresso de Estudantes 2025

CEPEX premiou os trabalhos e apresentações artísticas que mais se destacaram no evento
Atualizado em 24 de outubro de 2024 às 10h49 | Publicado em 22 de outubro de 2024 às 17h05

O III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano – CEPEX 2024 reuniu cerca de 800 participantes de 15 cidades baianas no IF Baiano Campus Senhor do Bonfim. Foram três dias de palestras, oficinas, exposições de trabalhos e apresentações artísticas em oito eventos internos: Seminário de Extensão, Inovação e Cultura; Mostra de Iniciação Científica; MostraTec; Seminário Institucional de Pós-Graduação; Simpósio de Internacionalização; Seminário do PIBID; Seminário do Programa Residência Pedagógica e o Festival de Arte e Música – FAMIF.

O evento ocorreu de forma híbrida, com algumas palestras e o FAMIF sendo transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube da Instituição. Essas palestras estão disponíveis para acesso no Canal TV Bem Baiano e tratam de temas como Identidade Docente, Estratégias para Fortalecimento das Políticas Afirmativas no IF Baiano, Programa Mulheres Mil, TAEs na Ciência, Internacionalização e Mobilidade Acadêmica, Extensão na Pós-Graduação.

Sarah Nogueira, egressa do IF Baiano Campus Serrinha, participou do evento pela terceira e, provavelmente, última vez. “Em 2022, participei na categoria de artes cênicas no FAMIF. Em 2023, eu participei dos dois, simultaneamente: apresentei dois projetos e participei no FAMIF, onde fui premiada na categoria artes cênicas. Então, essa é a primeira vez que eu apresento apenas para o Congresso. Está sendo uma experiência nova porque sempre foi algo muito corrido, e este ano eu tenho apenas uma apresentação, mas que é muito importante para mim, de certa forma”, conta a aluna.

Para ela e para sua amiga Renata Fernandes, é muito legal acompanhar o evento que cresce e se aperfeiçoa a cada ano. “A gente viu que o primeiro FAMIF foi em 2019. O meu primeiro FAMIF e o de Renata foi em 2022, então, a gente viu a estrutura e está vendo a evolução dessa estrutura.”

Renata já venceu dois FAMIFs e ficou em segundo lugar na edição 2024. “Eu me considero uma pessoa fácil de fazer amizades, acho que sou comunicativa. A gente conversa com o pessoal, conhece as diferenças de cultura, sotaque, e isso é muito legal. Eu acho muito massa. Apresentar sempre é uma sensação única, cada apresentação é diferente, mas é sempre gratificante estar aqui”, afirma.

Welliton dos Santos Sacramento, do Campus Santa Inês, ficou em terceiro lugar na categoria Dança do FAMIF e conta que a arte é uma forma de expressar seus sentimentos. “Eu expresso meus sentimentos através do meu corpo dançando. É como eu me sinto bem. Eu danço desde que eu me entendo por gente”, conta. Sobre ter um corpo fora do padrão estético cobrado pela sociedade, ele diz que as pessoas, às vezes, ficam com vergonha de mostrar sua arte e mexer o corpo por causa dessa pressão estética, mas ele não se deixa paralisar pela vergonha ou pelo medo de ser julgado.

“A gente dá a cara a tapa para que outras pessoas se inspirem e também possam ter esse desenvolvimento. Eu pinto meu cabelo, eu faço coisas no meu corpo porque gosto de ser diferente das outras pessoas. Mas aí sempre me perguntam: ‘Ah, mas você não se importa com o que as outras pessoas vão falar, vão pensar sobre você?’. Eu falo ‘não, porque o que importa é como eu vou estar me sentindo’. Se eu estou me sentindo bonito, não vai importar o que as outras pessoas pensam de mim. Porque o amor está vindo de mim mesmo, primeiramente”, explica Welliton.

O Congresso encerrou no dia 17 com a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos acadêmicos, das melhores performances artísticas do FAMIF e também com a premiação do Concurso de Redação do Programa Direito Mais Vida.

Confira a lista de premiados no PIBID e PRP.
Confira a lista de premiados da MIC.

VENCEDORES DO FAMIF 2024

CATEGORIA SERVIDOR

1º LUGAR – Música Autoral / Categoria Servidor
A Canção de uma Menina à Beira do Rio