CEPEX 2023 inicia atividades discutindo ações afirmativas
Atualizado em 3 de outubro de 2023 às 17h12 | Publicado em 3 de outubro de 2023 às 16h43

Na manhã desta terça-feira, 03, iniciaram-se as atividades do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano – CEPEX 2023, que seguem até o dia 05.  A abertura do evento foi marcada pela apresentação cultural de estudantes do Campus Bom Jesus da Lapa que trouxeram a cultura do Oeste Baiano para alunos e servidores das 15 unidades do IF Baiano, reunidas no CEPEX.

Participaram da cerimônia de abertura o diretor-geral do Campus Bom Jesus da Lapa, que recebe o evento, Geângelo Rosa; a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Hildonice Batista; a pró-reitora de Extensão, Calila Teixeira; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rafael Oliva Trocolli; a pró-reitora de Ensino, Kátia Vilela; e o reitor Aécio José Duarte.

A primeira mesa redonda discutiu os desafios contemporâneos para efetivar ações afirmativas, trazendo a experiência da diretora do Campus dos Malês da UNILAB, Mirian Reis; da representante do GENI – IF Baiano para discutir questões de gênero e sexualidade, Iara Colina; e da professora Eliane Mahl, represente do NAPNE – IF Baiano, que discutiu o binômio inclusão e exclusão, trazendo inquietações sobre como a inclusão tem sido feita. A mesa foi mediada pela professora Fernanda Machado.

À frente de um campus que promove relações entre o Brasil e países do Sul Global, trazendo estudantes de países africanos para fazer graduação no Recôncavo Baiano, Mirian falou sobre a dívida histórica do Brasil com a África. Ela destacou a necessidade de revisão da travessia atlântica e o papel da UNILAB nesta revisão: “Hoje, essa travessia se faz através da educação superior”.

O reitor Aécio José Duarte comentou a mesa, dizendo que, quando se trata de inclusão e diversidade, tenta separar a sua condição de pai de um jovem autista da sua condição de gestor. “Como pai me congratulo e apoio cada situação que foi colocada aqui, mas eu quero me colocar como gestor e algo que nesse momento me chamou a atenção é que quem cria as estruturas normativas e de orçamento não está preparado e não pensa na inclusão”, pontuou Aécio sobre a necessidade de preparar servidores para abraçar a diversidade.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rafael Oliva Trocolli, o CEPEX cumpre importante função na defesa da ciência e tecnologia. “O Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano (II CEPEX) constitui-se como um elemento formativo essencial para os seus discentes. Sobretudo, tem um papel crucial para despertar talentos e habilidades vinculadas à  vocação científica”.

Sobre a mobilização, o engajamento e a satisfação do Campus Bom Jesus da Lapa para receber o CEPEX, o diretor da campus, Geângelo Rosa, comentou que foram os melhores possíveis e que tudo isso é direcionado para conseguir concretizar a missão institucional. “Fazer educação pública, uma educação comprometida com a inclusão, com a qualidade no processo de aprendizagem e, principalmente, fazer com que a comunidade entenda que é possível fazer uma educação pública de qualidade que realmente transforma vidas”, afirma o diretor.