Campus Valença será sede de eventos gratuitos em Conservação da Biodiversidade Animal
Atualizado em 5 de agosto de 2024 às 12h30 | Publicado em 5 de agosto de 2024 às 12h29

Os eventos são gratuitos e ocorrerão de 04 a 07 de setembro

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Valença será sede de dois eventos gratuitos que têm como intuito propagar a valorização da biodiversidade animal, são eles: o III Seminário da Rede de Recursos Genéticos Animais do Nordeste do Brasil e o I Encontro da Pós-Graduação Internacional em Conservação de Recursos Genéticos Animais.

Os eventos ocorrerão no período de 04 a 07 de setembro, das 8h às 18h, de forma presencial,  no Campus Valença, localizado na Rua Glicério Tavares, s/n, Valença – BA. O público-alvo são pesquisadores, estudantes, comunidades tradicionais e profissionais.

Com o tema “Conservando a Biodiversidade Animal na Era da Popularização Científica”, durante o Seminário e o Encontro, os participantes deverão compartilhar conhecimentos técnico-científicos, locais e tradicionais, relacionados à conservação e valorização do patrimônio genético animal, em seus diferentes agroecossistemas, enriquecendo contribuições acadêmicas e popularizando a ciência.

O Seminário e o Encontro terá uma programação repleta de atividades, com a cerimônia de abertura sendo a primeira delas, seguida por palestras, oficinas, minicursos, mesas redondas, visitas técnicas, exposições e apresentações de trabalhos. As incrições ocorrem até o dia 04 de setembro através deste link

O prazo para a submissão de trabalhos terminou em junho, sendo aceitos artigos e resumos nas seguintes áreas temáticas:

1. Agricultura Familiar, Povos e Comunidades Tradicionais
  2. Agroecologia na conservação de recursos zoogenéticos
  3. Conservação da biodiversidade de animais domésticos de raças locais
  4. Etnogastrozootecnia (produtos de origem animal de raças locais e gastronomia tradicional)
  5. Genética e biotecnologia em raças locais
  6. Programas locais de seleção de raças
  7. Representações do animal na Literatura, Artes, Ciências Humanas e Sociais
  8. Sistemas sustentáveis de criação animal e desenvolvimento pecuário local.

Segundo os organizadores do I Encontro da Pós-Graduação Internacional em Conservação de Recursos Genéticos Animais, o encontro promoverá enriquecimento do saber acadêmico, produção de conhecimentos e saberes tradicionais, estabelecendo conexões entre comunidades tradicionais, responsáveis pelo patrimônio genético animal, pesquisadores, estudantes e profissionais.

Parceiros do evento

O seminário é uma realização do IF Baiano e da Rede de Recursos Genéticos Animais do Nordeste e conta com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de instituições renomadas, incluindo, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (CEDASB), o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), entre outras que compartilham o compromisso com o avanço da ciência e a sustentabilidade ambiental.

Para mais informações, confira a programação completa e entre em contato com a organização do evento.