Campus Valença oferta 245 vagas em 6 cursos FIC
Atualizado em 16 de setembro de 2022 às 18h28 | Publicado em 16 de setembro de 2022 às 18h28

Os cursos são gratuitos e em diferentes àreas

O Campus Valença do Instituto Federal Baiano oferta 245 vagas em seis cursos de Formação Inicial e Continuada. As inscrições são gratuitas, realizadas através de formulário digital a ser disponibilizado na página do certame durante o período de 26 a 30 de setembro.

Os cursos de Qualificação Profissional são de curta duração e variam a carga horária entre 20h e 40h. Os interessados devem conferir no edital os requisitos exigidos para cada curso. O curso de Introdução à Programação e Eletrônica Utilizando Arduíno, por exemplo, é ofertado apenas para mulheres, em atenção ao déficit feminino nessa área. As oportunidades de qualificação são em: Introdução à programação e Eletrônica Utilizando Arduíno; Arte visual Afro-brasileira: Uma introdução; Curso Básico de Libras I; Introdução à Lírica Valenciana dos Séculos XX e XXI; Produção de Hortaliças na Agricultura Familiar; Aproveitamento de Resíduos da Mariscagem.

O critério de seleção é a ordem de inscrição.

Saiba mais sobre os cursos:

Introdução à Programação e Eletrônica Utilizando Arduíno – 40 horas – 20 vagas, 10 por turma:

Objetivo: Proporcionar aos participantes o primeiro contato com a cultura maker e seus principais fundamentos. Ensinar a essência da prototipagem, bem como conceitos básicos de eletrônica e programação, a partir da utilização do microcontrolador Arduíno. Capacitar os participantes a desenvolver/criar seus próprios sistemas eletrônicos e atuar com a automação de processos. Desenvolver o raciocínio computacional para solucionar problemas por meio de algoritmos.

Arte visual Afro-brasileira: Uma introdução – 30 horas – 100 vagas

Objetivos: Apresentar aspectos que contribuem para a elaboração da noção de Arte visual Afro-brasileira, expondo as suas principais contribuições teóricas e seu percurso de legitimação no sistema profissional artístico.

Curso Básico de Libras I – 40 horas – 30 vagas

Objetivos: Fomentar o ensino da Língua Brasileira de Sinais como segunda língua para as pessoas ouvintes. Incentivar práticas de imersão em Libras por meio de situações comunicativas. Discutir sobre os aspectos linguísticos e literários que envolvem a Libras. Divulgar a Libras com comunidade.

Introdução à Lírica Valenciana dos Séculos XX e XXI – 20 horas – 35 vagas

Objetivos: Estudar as produções literárias valencianas dos séculos XX e XXI, especificamente, as produções poéticas; Levar o cursista a compreender as duas correntes literárias do século XX em Valença (Grupo finissecular e Grupo de semanários), identificando seus autores e suas principais produções; Identificar as marcas das principais produções poéticas contemporâneas de Valença a partir do estudo de seus autores e suas principais obras; Reconhecer as principais antologias valencianas do século XXI e sua importância para a construção do campo literário local; Estudar as principais produções poéticas femininas valencianas do século XXI e suas grandes linhas de força.

Produção de Hortaliças na Agricultura Familiar – 20 horas – 20 vagas:

Objetivo do curso: Disponibilizar informações técnicas sobre produção e comercialização de hortaliças no sistema de Agricultura Familiar.

Aproveitamento de Resíduos da Mariscagem – 20 horas – 40 vagas, 20 por turma:

Objetivo do curso: Capacitar marisqueiras do Baixo Sul da Bahia para a utilização dos resíduos da mariscagem no intuito de buscar a resolução do problema ambiental e aumentar sua fonte de renda.