Campus Uruçuca oferta mais de 100 vagas para Residência Estudantil
Atualizado em 18 de janeiro de 2024 às 18h46 | Publicado em 18 de janeiro de 2024 às 18h46

O Instituto Federal Baiano – Campus Uruçuca está com edital aberto para 114 vagas destinadas ao Processo Seletivo de Residência Estudantil 2024. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio (Integrado ou Subsequente), com renda per capita de até um salário mínimo e meio.

As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 22, e vão até 28 de janeiro. Para participar, o candidato deve preencher o formulário que estará disponível na plataforma Opina. Os estudantes que foram selecionados para Residência Estudantil no ano letivo de 2023 e que ainda não concluíram o curso não precisam se inscrever.

De acordo com o edital, para participar é preciso ser de outro estado, de outro município ou da zona rural de Uruçuca. Adolescentes de 12 a 17 anos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica terão preferência.

As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma: Residência Estudantil Feminina (nível médio): 66 vagas; Residência Estudantil Masculina (nível médio): 48 vagas. O resultado parcial será divulgado no dia 30 de janeiro.

Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital.

Sobre a Residência Estudantil

Viabilizar a permanência integral de estudantes que vêm de outro estado ou região para estudar no campus é o principal objetivo da Residência Estudantil proposta pelo IF Baiano. Ela integra a Política de Assistência Estudantil do Instituto e se utiliza do Decreto n° 7.234, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), para definir seu público.

Aos estudantes residentes são asseguradas três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar).