Campus Serrinha dá boas-vindas aos seus primeiros alunos em Aula Inaugural
Atualizado em 17 de março de 2016 às 15h04 | Publicado em 15 de março de 2016 às 14h41

O evento foi uma oportunidade para a direção-geral do campus e representantes da reitoria do IF Baiano darem as boas-vindas aos recém-chegados, bem como falar sobre as expectativas com o início das atividades do Instituto na região sisaleira.

alunos_aula_inaugural“O desafio do IF Baiano é dar oportunidade para que os estudantes saiam daqui com seus diplomas, tendo feito parte da história do Instituto, e preparados para contribuir com a sociedade”, destacou o Reitor do IF Baiano, Geovane Barbosa, durante seu discurso de boas vindas aos alunos. Além disso, o reitor lembrou do objetivo da Instituto de, através da oferta de educação profissional e tecnológica gratuita, fortalecer a agricultura familiar no semiárido baiano e contribuir com o desenvolvimento regional.

O evento contou com a participação de autoridades locais, dentre elas, o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, que comemorou a chegada da instituição na cidade. “Eu acredito muito no Instituto. É uma expectativa imensa pra mim, para os produtores, para os movimentos sociais. Então, eu tenho certeza que, em breve, isso aqui dará muitos frutos pela vontade do povo do nosso sertão e também da equipe do instituto”, afirmou.

O Campus Serrinha, é uma das novas unidades de ensino da expansão do Instituto, ao lado de Alagoinhas, Itaberaba e Xique-Xique. Antes da implantação, foi realizado um estudo de demanda para o Campus Serrinha, elaborado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) e Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), com o objetivo de mapear os arranjos produtivos da região. Após essa pesquisa, foi realizada uma Audiência Pública para ouvir a população do município.

Segundo a diretora-geral pro tempore do campus, Kelly Cristina Brito, nessa etapa, o apoio do poder público e de instituições de ensino locais foi de essencial importância para a implantação. “Se o IF baiano conseguir cumprir sua missão, a gente vai estar fazendo muito aqui no território do sisal”, ressaltou a gestora sobre as expectativas com o início das atividades em Serrinha. O município está localizado numa região em que mais de 40% da sua população vive na zona rural e tem o PIB baseado, principalmente, na agricultura e agropecuária.

Oferta de cursos

O Campus Serrinha vai ofertar pelo menos sete cursos para a população sisaleira em sua fase inicial. Três deles foram aprovados na audiência pública e já estão com turmas ativas. Tratam-se dos cursos técnicos em Agroecologia (Integrado), Agropecuária (Subsequente) e Agroindústria (Proeja). Além desses, estão em processo seletivo, dois cursos de Pós-Graduação: as especializações em Educação no Campo (40 vagas) e Inovação Social com enfase em Agroecologia e Economia Solidária (40 vagas).

Também está prevista a oferta de dois cursos de graduação para início em 2017: Licenciatura em Biologia e Tecnologia em Gestão de Cooperativas.