Campus Serrinha comemora primeiro ano de atividades
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h43 | Publicado em 8 de maio de 2017 às 17h14

Evento foi marcado por homenagens e contou com a presença da comunidade acadêmica e representantes do município.

O Instituto Federal Baiano – Campus Serrinha celebrou seu primeiro ano de funcionamento na última sexta-feira, 5 de maio. O evento foi marcado por homenagens e contou com a presença da comunidade acadêmica e representantes do município.

Pessoas que exerceram papel fundamental no processo de implantação do campus no território do sisal tiveram seus esforços reconhecidos durante a cerimônia. Foram concedidos certificados de honra ao mérito ao empresário Osmani Soares, pela doação do terreno do campus; ao ex-prefeito de Serrinha, Osnir Cardoso; a ex-secretária de educação do município, Gelcivânia Mota; a ex-diretora Pro Tempore, Kelly de Jesus; e o ex-diretor pro tempore Itamar Costa.

Criada a partir do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Campus Serrinha possui, hoje, mais de 500 alunos matriculados e oferta quatro cursos técnicos nas áreas de Agroecologia, Agroindústria, Agropecuária e Secretaria Escolar.

Em sua fala, o diretor-geral pro tempore do campus, Erasto Gama, agradeceu a participação de todos atuaram em prol da unidade durante o período. “Entendemos que o instituto acontece a partir das pessoas que se somam”.

Dentre as autoridades presentes, esteve a titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Eline Neves Nascimento, que também destacou o papel do envolvimento da comunidade para o desenvolvimento do campus. “A educação não se faz com uma mão só. Ou a gente tem muita gente envolvida ou ela não acontece. Então, tem que ter o governo municipal, o governo federal, tem que ter a comunidade, os professores, os servidores, os técnicos, senão a gente não consegue realizar. O desafio é muito grande”.

O Campus Serrinha está localizado numa região que se destaque na produção do sisal, um dos principais produtos agroindustriais do semiárido baiano. Sua implantação se propõe a fortalecer a cadeia produtiva do sisal através da oferta de educação profissional e tecnológica. O reitor do IF Baiano, Geovane Nascimento, comentou sobre a implantação do campus que nasceu para “cumprir a missão da rede federal, um campus agrícola para ofertar educação profissional desde o Proeja até a pós-graduação”.

Ao final do evento, o grupo regional “Renascer de novo” animou a celebração com apresentação do samba de roda, uma importante manifestação cultural da região sisaleira.