Campus Serrinha abre seleção para Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
Atualizado em 15 de dezembro de 2023 às 15h20 | Publicado em 15 de dezembro de 2023 às 15h20

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Serrinha está com inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA). O curso é gratuito e oferece 18 vagas, sendo quatro reservadas para candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) e indígenas, além de uma vaga destinada a pessoa com deficiência.

Os interessados podem realizar a inscrição no período de 18 de dezembro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, exclusivamente via e-mail, utilizando o endereço: prosel.mpca@serrinha.ifbaiano.edu.br. Os documentos necessários se encontram detalhados no Edital nº 237/2023.

O programa de mestrado concentra-se na área de Ciências Ambientais e abrange duas linhas de pesquisa: Manejo de Recursos Naturais e Tecnologias Socioambientais.

Durante a inscrição, o candidato deve indicar na proposta de pesquisa o nome do docente ao qual deseja vincular-se, conforme as instruções do edital. Cada pessoa pode pleitear a vaga para apenas um professor listado.

As aulas serão ministradas em formato de alternância, composto por oito encontros presenciais distribuídos ao longo do ano letivo de 2024, de acordo com o calendário que será disponibilizado. Cada encontro terá a duração de seis dias, de segunda a sábado, no campus Serrinha, localizado na Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida.

O curso é voltado para graduados ou graduandos que concluirão o curso até a data prevista para matrícula, em curso superior reconhecido pelo MEC, na área de Ciências Ambientais ou área correlata à área de concentração. Há a possibilidade de admissão de candidatos de áreas não diretamente relacionadas, mediante apresentação de plano de trabalho alinhado aos objetivos do programa, sujeito à avaliação da Comissão de Seleção.

O processo seletivo será composto por três etapas:

• Análise da proposta de pesquisa (caráter eliminatório e classificatório);
  • Entrevista (caráter eliminatório e classificatório);
  • Análise do currículo (caráter classificatório).

O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 10 de abril.

Sobre o programa de pós-graduação

O MPCA busca aprimorar a capacitação de profissionais, fornecendo habilidades para a avaliação crítica, intervenção e solução de problemas relacionados à esfera ambiental. O programa visa compreender, por meio de uma perspectiva integrada do conhecimento, o funcionamento dos ecossistemas naturais, aprimorando e desenvolvendo tecnologias capazes de solucionar questões sociais e/ou ambientais.

Para mais informações sobre o processo seletivo, consulte o edital completo no site do IF Baiano. Dúvidas poderão ser respondidas pelo e-mail prosel.mpca@serrinha.ifbaiano.edu.br.