Campus Senhor do Bonfim sedia Mostra de Iniciação Científica
Atualizado em 10 de outubro de 2019 às 11h04 | Publicado em 18 de setembro de 2019 às 11h46

O evento tem como objetivo socializar a produção científica e cultural do IF Baiano

A sexta edição da Mostra de Iniciação Científica – MIC do Instituto Federal Baiano – IF Baiano será realizada de 2 a 4 de outubro de 2019 no campus Senhor do Bonfim. O evento, aberto à comunidade, reúne estudantes e professores de todos os campi do IF Baiano para compartilhar informações sobre a produção científica, tecnológica e cultural do Instituto. Além das apresentações dos Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica, aprovados nas Chamadas Internas de 2018 da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPES, a programação é composta por palestras, mesas-redondas, mostras de trabalhos científicos e apresentações culturais. “É um evento muito importante para a instituição porque tem o objetivo de mostrar os trabalhos desenvolvidos nos programas de Bolsa de Iniciação Científica Inovação Tecnológica do IF Baiano em parceria com CNPq e FAPESB e, com isso, estimular, consolidar e fortalecer a pesquisa no Instituto Federal Baiano”, destaca o professor Carlos Elizio Cotrim, pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

O tema do evento, “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, é o mesmo da décima sexta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a qual congrega eventos promovidos por centenas de instituições do país a fim de aproximar a divulgação científica da população. “Todo o conteúdo produzido é avaliado pelo comitê interno de Iniciação Científica e também por membros do comitê Externo de Iniciação Científica. De um lado isso leva ao conhecimento da comunidade interna e externa o que está sendo feito com relação a pesquisa e inovação no Instituto Federal Baiano, por outro lado permite às agências de fomento avaliarem a produção dos programas já que os avaliadores externos têm o objetivo de registrar as avaliações efetuadas durante o evento”, esclarece Carlos Elízio.

A edição de 2019 marca 10 anos da realização da 1a MIC, que é um evento bianual. Outros eventos acontecem simultaneamente durante os três dias da MIC, integrando sua programação. São eles o II Seminário de Extensão, Inovação e Cultura – II SEIC, o VI Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e, ainda, a VII Feira de Ciência e Tecnologia – VII FECITEC do Município de Senhor do Bonfim e do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru. “Esse também é um dos momentos para despertar a vocação pela ciência e os talentos dos estudantes, além de possibilitar a ampliação dos seus conhecimentos. Os programas de bolsas do IF Baiano, PIBIEX e PIBIC, em conjunto com a MIC, significam para os estudantes, a primeira oportunidade de vivenciar o planejamento e implantação de um projeto acadêmico. Em adição, os programas de bolsas contribuem significativamente para a formação de novos extensionistas e pesquisadores”, comenta Rafael Trocoli, pró-reitor de Extensão do IF Baiano.

Para mais informações sobre o evento, bem como a programação completa, acesse a página da MIC. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail mic@ifbaiano.edu.br.