Campus Senhor do Bonfim articula implantação de curso de graduação em Administração
Atualizado em 27 de março de 2024 às 12h47 | Publicado em 27 de março de 2024 às 12h47

O Campus Senhor do Bonfim, do Instituto Federal Baiano está em processo de articulação para a implementação de um novo curso superior em Administração, em resposta às demandas identificadas nos Arranjos Produtivos Locais do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI). Esse projeto vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Trabalho constituído em 2023 para estudar a viabilidade e necessidade de cursos que atendam às especificidades locais.

No dia 19 de março de 2024, membros desse Grupo de Trabalho visitaram a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) – Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), o Centro Público Popular de Economia Solidária (Cesol) e participaram de diálogos no evento de Economia Solidária realizado no Cesol em conjunto com o Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (Codeter).

Nelson Santana, coordenador local do Pró-Semiárido na região de Senhor do Bonfim, ressaltou que o curso pode contribuir significativamente com as cadeias produtivas da região, sobretudo com a gestão e o planejamento no contexto das agroindústrias e projetos agropecuários. Ronaldo Nascimento, coordenador territorial do CODETER, destacou a oportunidade de oferecer um curso de qualidade e gratuito mais próximo para os municípios da região, uma vez que o mais próximo atualmente está situado em Petrolina/PE.

Durante uma Roda de Conversa na Cesol, os professores do IF Baiano enfatizaram o compromisso do Grupo de Trabalho em buscar um curso de Administração que atenda às necessidades específicas da região, valorizando suas potencialidades socioeconômicas. Nilo Ramos, coordenador geral da Cesol, ressaltou a contribuição que o curso poderia trazer para o desenvolvimento dos territórios locais atendidos pelo Cesol, propondo a inclusão da Economia Solidária no projeto do curso para melhorar as atividades produtivas na agricultura familiar e em outros segmentos econômicos regionais.

Reunião do Colegiado Territorial

Um avanço significativo na discussão do curso foi formalizado durante uma reunião do Colegiado Territorial (Codeter), que contou com representantes do poder público e da sociedade civil dos nove municípios do TIPNI. O Grupo de Trabalho para implementação do curso iniciou o processo de divulgação dos trabalhos da comissão, visitando a imprensa local para promover a conscientização sobre o projeto. Matérias e vídeos serão divulgados em blogs, Web TVs e sites institucionais em breve.

Sobre o Grupo de Trabalho de Administração

O Grupo de Trabalho de Administração é composto por uma equipe multidisciplinar, incluindo professores das áreas de Administração, Sociologia, Educação Matemática, Matemática Financeira, Engenharia de Alimentos, Tecnologia da Informação e Pedagogia. Desde sua formalização em 2023, o GT tem realizado estudos e reuniões para envolver a comunidade interna e externa, com uma audiência pública agendada para 17 de abril de 2024.

Fonte: Ascom do Campus