Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Campus Santa Inês promove aula inaugural da pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h10 | Publicado em 29 de julho de 2021 às 18h10

Evento tem como objetivo dar as boas-vindas aos alunos da primeira turma do curso.

Compartilhe nas redes sociais:

O Campus Santa Inês do IF Baiano realiza amanhã, 30, a partir de 19h, a aula inaugural da primeira turma do curso de pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. O evento será on-line e terá transmissão pela plataforma Youtube, com acesso neste link. A aula inaugural é aberta ao público, desse modo, toda a comunidade interna e externa ao IF Baiano está convidada a participar. 

Na programação, está prevista a cerimônia de boas-vindas aos estudantes, com a presença do diretor geral do Campus Santa Inês, Abdon Santos Nogueira, da pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IF Baiano, Luciana Mazzutti, da diretora acadêmica substituta do Campus Santa Inês, Nelian Costa Nascimento e do coordenador da pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Jadson Luiz Rocha. 

Em seguida, será realizada a palestra inaugural do curso, abordando o tema “Desenvolvimento regional e meio ambiente: desafios e perspectivas”, a ser ministrada pelo professor titular do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), José Adolfo Almeida Neto. 

Curso pretende contribuir com desenvolvimento regional do Vale do Jiquiriçá 

Ao todo, 20 estudantes irão ingressar no curso de especialização, que irá promover qualificação para profissionais que atuam no Vale do Jiquiriçá. “Esta formação possibilitará um grande avanço, não só à área da Educação, mas de toda a cadeia produtiva, da primária à terciária, uma vez que o perfil dos profissionais a serem formados é multidisciplinar. Temos entre nossos estudantes as diversas formações, desde o Direito até as Engenharias e Licenciaturas. A proposta do curso atraiu inclusive profissionais que já possuem formação a nível de mestrado. Então, ganham os profissionais, a comunidade, enfim, toda a região”, ressaltou o coordenador do curso, Jadson Luiz Rocha. 

Professora de Geografia da rede pública de ensino, licenciada pelo IF Baiano em 2020, Reinalda de Jesus Pedra é uma das matriculadas no curso. Ela espera que a especialização possa ser útil para sua carreira profissional e desenvolvimento pessoal. “Estudar mais sobre o meio ambiente nos torna pessoas mais conscientes sobre como cuidar do que ainda nos resta, preservar e promover ações, alertando a sociedade para cuidar mais do espaço no qual estão inseridos. Além do mais, refletir sobre nossos atos, a fim de que, no futuro, tenhamos um planeta melhor, pensando nas próximas gerações”, destacou a estudante sobre suas expectativas em relação ao curso. 

Aulas terão início em modalidade remota 

Por conta da suspensão das aulas presenciais no IF Baiano como medida de enfrentamento da pandemia, as aulas do curso serão realizadas por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, com momentos síncronos e assíncronos em disciplinas modulares com reuniões quinzenais. “Quando retomarmos às atividades presenciais, vamos continuar no mesmo formato previsto no PPC [Projeto Pedagógico do Curso]. Temos muito trabalho pela frente”, afirmou Rocha. 

O formato irá possibilitar o cumprimento das atividades pedagógicas e garantir proteção aos estudantes durante o período de pandemia. Para melhor se adaptarem ao ambiente de aprendizagem, os estudantes passaram por um treinamento para utilização dos sistemas acadêmicos Teams, Moodle, RNP e Pergamum.“Tivemos que aprender a usar novas metodologias, utilizar das tecnologias. A internet se tornou mais importante nesse período. O melhor é cada um em suas casas, se cuidando, para assim que possível estarmos juntos de modo presencial”, comentou a estudante Reinalda de Jesus, que participou da capacitação.

Próxima turma

O curso de pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento Regional tem previsão de oferta de turmas bianuais. No entanto, segundo a coordenação do curso, como houve alta procura durante o processo seletivo, o campus estuda a possibilidade de oferta de uma outra turma em 2022. Para acompanhar as novidades e conhecer mais sobre a formação, acesse a página do curso.

Participe:
Aula Inaugural: Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente
Quando: 30/07/2021, às 19h.
Onde: Link da transmissão

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br