Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Campus Santa Inês deposita cápsula do tempo com mensagens da comunidade e realiza plantio de árvore
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h06 | Publicado em 22 de setembro de 2021 às 16h17

Em ato simbólico, IF Baiano – Campus Santa Inês deposita cápsula do tempo com mensagens da comunidade e realiza plantio de árvore

Como parte das comemorações dos seus 25 anos, o IF Baiano – Campus Santa Inês realizou na manhã da última quinta-feira (16) um ato simbólico com a guarda de sua cápsula do tempo e o plantio de uma árvore no prédio administrativo da unidade. A solenidade, que respeitou os protocolos recomendados para a prevenção da Covid-19, contou com a presença do reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, e pode ser conferida na íntegra no YouTube:

A cápsula do tempo do campus Santa Inês guarda as mensagens, memórias e sonhos de estudantes, professores, técnicos, terceirizados, comunidade e amigos do campus Santa Inês. Ela foi lançada no evento online de aniversário do campus e recebeu mais de 100 mensagens. O artefato foi depositado em uma bancada especial, no jardim central do prédio administrativo do campus, e será aberto em 2046, quando o campus completará 50 anos.

“É preciso evidenciar neste momento justamente a interação que o campus Santa Inês faz com este território, com esta comunidade, já há 25 anos, em um grande esforço contínuo para contribuir através do processo educacional, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento de toda esta região. Só podemos fazer isso através do processo educacional. Nesses 25 anos, essa unidade transformou muitas vidas”, afirmou o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte. “Nesse ato simbólico de deixar mensagens na cápsula do tempo, por mais 25 anos, espero que essa unidade se fortifique, espero que o IF Baiano se fortifique, e que a nossa Rede de Educação Profissional e Tecnológica, presente em 643 municípios de todo o Brasil, se fortifique cada vez mais. Esse ato é representativo para mostrar o quanto nos orgulhamos de pertencer a tudo isso”, concluiu.

“Essa é uma forma de celebrar nosso aniversário com carinho e segurança, compartilhando desafios e esperanças do presente e com um olhar de confiança para o futuro” afirma Abdon Nogueira, diretor-geral do campus Santa Inês. É um momento muito especial, pois é uma forma de fazer com que alunos, profissionais que trabalham na instituição e demais membros da comunidade pensem sobre o passar do tempo e façam projeções positivas para o futuro. Tenho a certeza que quando chegar o momento de sua abertura muitos de nós iremos lembrar com carinho desse momento e fazer uma reflexão do que se passou”, concluiu o diretor.


Plantio de árvore como símbolo da educação do futuro

Simbolizando as contribuições dos diversos segmentos da comunidade na construção da história do campus, participaram do rito da cápsula e do plantio da árvore, de forma alternada, a egressa da primeira turma Ana Paula Souza Oliveira Lopes, o servidor Valter Costa Silva que está no campus desde o início de sua história, a estudante de graduação Maria Clara Souza Silva e o representante da comunidade externa, Hélio de Castilho Barbosa Filho.

“Sinto-me privilegiada em representar a primeira turma desse centro de excelência, como também a comunidade de Santa Inês. Agradeço ao Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês e a todos os envolvidos direto e indiretamente nessa jornada de aprendizado, que se iniciou há 25 anos e continua a formar cidadãos comprometidos com a sociedade”, afirmou a egressa Ana Paula Lopes.

A estudante Maria Clara Souza Silva expressou a emoção de representar os discentes no plantio da árvore: “sinto-me honrada e grata por fazer parte dos 25 anos do IF Baiano, um momento tão especial. Foi uma mistura de sentimentos, nervosismo, felicidade e entusiasmo. O sentimento de gratidão ficará para sempre!”.

“Depois de passar alguns anos da vida dedicadas ao trabalho, ser reconhecido pelos colegas em ato comemorativo fez com que sentisse uma imensa satisfação. Que o Campus Santa Inês continue transformando pessoas!”, afirmou Valter Silva, que no ato representou a contribuição de servidores e terceirizados na construção da educação ofertada pelo campus.

Hélio de Castilho Barbosa Filho, ao realizar a primeira rega da árvore recém-plantada, representou a parceria do campus com a comunidade externa em sua história. “A educação é o caminho para as mudanças sociais significativas que o nosso país precisa. Para o Município de Santa Inês, para o Território do Vale do Jiquiriçá e também para outros municípios, esta unidade educacional tem destacada importância por oportunizar que anseios do alunado e seus familiares possam leva-los à realidade almejada ou mais próximo dela. Parabenizo o IF BAIANO, Campus Santa Inês, por sua atuação e desempenho”, concluiu.


Um ano de comemorações especiais

Para marcar seus 25 anos sem deixar de considerar os cuidados necessários em um ano de pandemia, o campus Santa Inês está realizando uma série de ações digitais e simbólicas. No dia do aniversário, 17 de junho, o campus realizou uma solenidade e lançou a Linha do Tempo online com fatos marcantes de sua história. Foi lançado um cordel em homenagem ao campus. Também estão previstos um vídeo e materiais gráficos sobre a história e atuação do campus no Vale do Jiquiriçá. As ações podem ser acompanhadas no site santaines25anos.ifbaiano.edu.br.

A história do Campus Santa Inês começa em 17 de junho de 1996, com o início do funcionamento da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês. Em 2008, com a criação dos Institutos Federais, tornou-se IF Baiano – Campus Santa Inês.

Durante sua trajetória, o campus Santa Inês se consolidou como referência em ensino, pesquisa e extensão no Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, inclusive com projetos que beneficiam a comunidade dos municípios. Exemplos são o projeto de Monitoramento da Qualidade da água do Rio Jiquiriçá, principal rio do território; o programa Mulheres Mil, que ofereceu formação profissional a 100 mulheres de Santa Inês, Ubaíra e Mutuípe; a construção de 600 cisternas nos municípios do território, e o projeto Mãe Terra, que beneficiou mais de 1000 famílias de agricultores com ações de educação e desenvolvimento rural. Durante a pandemia, o campus também realiza ações de enfrentamento à Covid-19. Já foram distribuídos mais de 1.300 litros de sabão líquido, 600 máscaras, mais 300 kits de higiene e 240 cestas de alimentos para serviços de saúde e famílias do Vale do Jiquiriçá.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br