Campus Itaberaba celebra 5 anos de criação
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h12 | Publicado em 18 de maio de 2021 às 16h04

O Campus Itaberaba completa 5 anos amanhã e, para comemorar a data, uma live será transmitida no canal do Youtube do campus, nesta quarta-feira (19) às 16h. A comemoração contará com a participação do reitor, Aécio José Duarte, na abertura, e apresentações musicais de alunos e servidores, além de vídeo de retrospectiva da história do campus, abrilhantarão a programação.

A unidade do IF Baiano em Itaberaba começou a funcionar em 2016, no Colégio João XXIII, com cursos de formação continuada. No ano seguinte, o campus já ofertou a primeira turma do curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente e não parou de crescer. Em 2018, ocorreu a implantação dos cursos Subsequente de Agropecuária e Integrado de Agroindústria, ainda em sede provisória.

No ano de 2019, o campus Itaberaba viveu a conquista de sua sede permanente, localizada na BA 233 – Km 4, que durante a pandemia sofreu reformas e melhorias, como a construção da quadra e do refeitório. A diretora-geral da unidade, Ozenice Silva dos Santos, destaca o crescimento da instituição que, nesses cinco anos, vem ampliando vagas e investindo em suas instalações para atender a todo o Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu. “É preciso que a gente reforce o papel do instituto dentro da área em que ele está localizado, entendendo que ele não é uma unidade só de Itaberaba, ele é uma unidade que deve atender todo um território de identidade”, afirma.

Estudantes abraçam nova sede do campus inaugurada em 2019

Em 2021, o campus segue expandindo suas vagas com a criação do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Agropecuária. A oferta de vagas para esse novo curso acontecerá no próximo processo seletivo, o qual lançará edital ainda no primeiro semestre deste ano. No total, o campus ofertará 200 vagas na próxima seleção; 120 dos cursos integrados em Agropecuária (40) e em Agroindústria (80); e 80 dos cursos subsequentes em Meio Ambiente (40) e Agropecuária (40).