Campus Guanambi realizará I Congresso de Educação do IF Baiano em outubro
Atualizado em 11 de outubro de 2023 às 14h47 | Publicado em 11 de outubro de 2023 às 14h47

Entre os dias 24 e 27 de outubro, o IF Baiano Campus Guanambi promoverá o I Congresso de Educação do IF Baiano intitulado “Múltiplos Olhares à Formação Docente na Contemporaneidade”. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 22 de outubro para estudantes de graduação, profissionais da Educação Básica, professores de Ensino Superior e também para a comunidade externa, na condição de ouvinte.

A programação contemplará as áreas da inclusão e da diversidade nos âmbitos do ensino/pesquisa/extensão, e sob o enfoque multidisciplinar.

O evento congrega em sua programação: o III Encontro de Diversidade e Inclusão (EDI), o I Simpósio de Ensino de Ciências Biológicas (Simbio), o Simpósio de Ensino de Química (Sienq) e o I Simpósio do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos (Simpesma).

Dentre os diversos momentos de conhecimentos, haverá palestras, minicursos, painéis e apresentação de trabalhos que se propõem a discutir as perspectivas teórico-científicas e os subsídios pedagógicos, a fim de problematizar a formação inicial dos licenciandos relativa aos ensinos da Biologia, Ciências e Química, bem como sua relação com práticas inclusivas, ao intercambiar conhecimentos de pesquisadores do país sobre nuanças específicas dessas carreiras.

Sob esse viés, os trabalhos, ao problematizarem a atuação docente, o currículo e a avaliação, além de questões específicas de cada área, contribuirão para uma visão sistêmica sobre os dilemas complexos do ensino-aprendizagem.

E, de modo específico, o evento contará com apresentações sobre as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), ambos programas possuem a promoção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Todas essas atividades serão realizadas no Campus, localizado no distrito de Ceraíma, zona rural do município de Guanambi.

Os interessados devem acessar a plataforma Even3 e preencher o formulário. A programação completa das atividades está disponível na página.

Fonte: Ascom do Campus