Campus Guanambi e Uruçuca realizam eventos de popularização da ciência em abril e maio
Atualizado em 17 de março de 2023 às 13h29 | Publicado em 17 de março de 2023 às 13h29

Entre os dias 14 e 17 de abril, o IF Baiano Campus Guanambi realizará a primeira Tenda da Ciência, na Praça do Feijão em Guanambi. A programação está recheada de atividades sociais, científicas e culturais promovidas pelo IF Baiano em parceria com municípios da região e o Governo do Estado. As inscrições são realizadas gratuitamente no site do evento.

O projeto estadual Saúde Mais Perto levará para o público da Tenda da Ciência atendimentos em saúde gratuitos em unidades móveis com 10 consultórios odontológicos e dois consultórios médicos para serviços de ultrassonografia, bastando apresentar cartão do SUS, RG e comprovante de residência.

Serão realizados procedimentos de odontologia com tratamento de canal, restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, extrações, aplicação de flúor, atividades coletivas na atenção especializada e tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana, dentre outros. Será possível também fazer os seguintes exames de Ultrassonografia, apresentando requisição médica: mama, transvaginal, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles.

Para acesso aos serviços, deverão ser apresentados Cartão SUS, RG e comprovante de residência. Para os serviços de ultrassonografia (USG) deverão apresentar a requisição médica e estar em jejum no mínimo de 08 horas para USG de abdômen total.

O evento é fomentado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI/CNPQ), com apoio da Prefeitura Municipal de Guanambi, e tem como tema “Semear a Ciência e Inovação na Formação de Jovens e Adultos“.

O objetivo do evento é mobilizar a população, principalmente, crianças e jovens, com temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Para o coordenador da Tenda da Ciência, o professor Lucas Landim, o evento traz grande potencial transformador para a população. “Incentivos como este do IF Baiano e do MCTI são de muita relevância, visto que, além de atender a comunidade escolar em diferentes áreas, será um ambiente de interação mais próxima e efetiva com as cidades visitadas e dará maior visibilidade à nossa instituição localmente e regionalmente, considerando que a Tenda poderá ser incluída entre as alternativas de lazer, educação e cultura da nossa cidade”,explica o professor.

Além de Lucas Landim, estão à frente da iniciativa: as professoras Amália Michelle, Bárbara Lessa, Crislene Leal, Emanoela Neves e Normane Mirele, além da Técnica em Assuntos Educacionais, Mayana Abreu.

Em um formato 100% presencial, a Tenda reunirá estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, superior e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), para pensar em como aplicar tecnologias, produtos e serviços, e melhorar a qualidade de vida no espaço onde vivem. Durante dois dias os participantes irão apresentar soluções para as mais diversas áreas, com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação e, consequentemente, o Desenvolvimento Territorial Sustentável. As melhores ideias receberão premiações, como medalhas e troféus, além de bolsas CNPQ nas modalidades de Iniciação Científica Júnior (ICJ) e Apoio Técnico em Extensão no País Nível Superior (APT).

Entre os municípios envolvidos na ação estão: Brumado, Guanambi, Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. A Tenda da Ciência está aberta para adesões de mais instituições, territórios, apoiadores e patrocinadores. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail: feiradeciencias@reitoria.ifbaiano.edu.br.

6ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia do IF Baiano Uruçuca

O IF Baiano Uruçuca realizará a 6ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia do IF Baiano Uruçuca de 09 a 12 de maio. As inscrições são gratuitas, realizadas no site do evento.

A programação do evento conta com o projeto Portas Abertas (ação para levar a comunidade para conhecer o IF Baiano – Campus Uruçuca); Caminhão E-tec (iniciativa de ciência móvel); e 5º Simpósio de Tecnologia de Alimentos.

Serão quatro dias de oficinas, palestras e minicursos nas áreas de tecnologia, alimentos e agrárias. Na oportunidade, também se celebrará o aniversário da instituição, discutindo e relembrando os 100 anos de história do IF Baiano – Campus Uruçuca

O evento tem como objetivo valorizar eventos científico-culturais e ações de divulgação e popularização da ciência, que estimulem práticas interdisciplinares ou transdisciplinares como palestras, cursos, oficinas, mostras, exposições, festivais, concursos, desafios, atividades que conectem arte e ciência e outras ações de divulgação para o público em geral ou setores específicos.

O Campus terá ainda programação ligada à popularização da ciência em junho e novembro com a Feira de Bioinovação.