Campus Governador Mangabeira implantará graduação em Tecnologia em Agroindústria
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h16 | Publicado em 27 de novembro de 2020 às 17h06

A previsão é de que o curso abrirá vagas para ingresso em 2022

Na última quarta-feira (25), o Campus Governador Mangabeira realizou audiência pública online, transmitida no canal do Youtube do campus, GMB TV, para discutir e apresentar à comunidade a implantação do curso de Tecnologia em Agroindústria, seu primeiro curso superior. A perspectiva é que o primeiro processo seletivo para ingresso de estudantes no curso aconteça em 2021.

A audiência foi aberta pelo professor Márcio São Pedro e pela diretora geral do campus, Lívia Tosta, que fez os agradecimentos e saudações e parabenizou a equipe que está à frente do processo de criação do novo curso.

O diretor acadêmico, Alisson Jadavi, foi quem apresentou a implantação do curso de Tecnologia em Agroindústria, contextualizando, antes, a história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a formação do Instituto Federal Baiano. Para a implantação do curso, foi realizada pesquisa de opinião de forma online, entre os dias 22/09/2020 e 05/10/2020, da qual participaram 391 pessoas, sinalizando apoio à criação do curso.

No campus, já existem dois cursos técnicos integrados na área (Agroindústria e Agropecuária) e dois técnicos subsequentes ( Agropecuária e Alimentos). Para o diretor acadêmico, o curso superior de Tecnologia em Agroindústria virá para somar ao campus, que possui ainda um curso na modalidade Proeja e quatro pós-graduações. A única modalidade não ofertada até então é a graduação. “Trata-se de um curso alinhado aos potenciais arranjos produtivos, sociais e culturais do Recôncavo Baiano. Pode potencializar o desenvolvimento do campus e consequentemente da região”, afirma Alisson.

A audiência pública contou ainda com a participação do pesquisador da Embrapa, Maurício Coelho,  do agrônomo Josemario Santana, do mestre em Educação do Campo Pedro Melo, da ex-aluna do curso Integrado em Agroindústria Adriele dos Santos, do representante da Comunidade Quilombola Caonde Ananias Viana e da representante do MPA/CEDITER/CSOL–Recôncavo Erika Muniz, que falaram sobre a importância do IF Baiano e da implantação do curso Superior de Tecnologia em Agroindústria para a região do Recôncavo.

Saiba como atua o Tecnólogo em Agroindústria

O bacharel em Tecnologia em Agroindústria poderá: planejar, implantar, executar e avaliar processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e a conservação de produtos agroindustriais, desde a matéria prima até o produto final. Poderá ainda atuar em cooperativas, órgãos de inspeção sanitária, associações, empresas, laboratórios, consultorias.