Campus Catu recebe comunidade para divulgar Processo Seletivo 2017 e Ciência Itinerante
Atualizado em 23 de setembro de 2016 às 13h14 | Publicado em 22 de setembro de 2016 às 16h14

22/09/16 – Processo de Ingresso de Estudantes está com inscrições abertas até 10 de outubro.

dsc00182A comunidade acadêmica do Campus Catu abriu as portas para estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental do município e região conhecerem o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e conferirem os projetos desenvolvidos no programa Ciência Itinerante. As atividades, que aconteceram na tarde desta quarta-feira (21), também tiveram o intuito de divulgar para o público externo o Processo de Ingresso de Estudantes 2017 do IF Baiano, que está com inscrições abertas.

dsc00178A iniciativa partiu do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), que sentiu a necessidade de um contato mais próximo para divulgar o Processo Seletivo entre a comunidade surda local e de cidades próximas. “Decidimos trazê-los para que eles tivessem a oportunidade de conhecer os cursos. Então, o Ciência Itinerante decidiu apresentar o que eles fazem na pesquisa”, conta a coordenadora do NAPNE, Aline Silva.

Com o apoio da direção geral e direção acadêmica do campus, as opções de cursos ofertadas foram apresentadas aos visitantes em forma de palestra, com tradução simultânea em LIBRAS. “Eles vieram para saber mais sobre o Instituto, como tudo começou, quais cursos existem e quais eles têm interesse”, comenta a intérprete de LIBRAS, Juliana Schimidt.

Participantes do programa Ciência Itinerante montaram stands e apresentaram os projetos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos no Campus. Atualmente cerca de 150 estudantes (englobando ensino médio técnico e ensino superior) do campus participam do programa e são, eventualmente, escalados para apresentarem seus projetos em diversos eventos científicos. “A proposta de trabalhar com divulgação científica para a comunidade, tentar fazer um pouco do diálogo entre o conhecimento cientifico produzido pelo instituto federal baiano e os saberes populares junto a comunidade”, explica o professor Marcelo Oliveira.

Ônibus é doado pela Reitoria ao programa Ciência Itinerante

dsc00233A tarde também foi marcada pela entrega de um ônibus para o Campus. A doação, promovida pela Reitoria do Instituto, tem como objetivo a utilização prioritária para ações do Programa Ciência Itinerante. “São gestos importantes que vão sinalizando para a comunidade do IF Baiano, que o programa pertence ao IF Baiano. Pode ter uma matriz em determinado campus, mas pode abraçar todo o Instituto”, ressaltou o Diretor-Geral Substituto do Campus Catu, Ronaldo Chaves.

O diretor-executivo do IF Baiano, Denilson Sodré, justificou a doação apontando a relevância do programa para a comunidade interna e externa. “Para nós é muito importante o papel que vocês fazem na divulgação da imagem do Instituto, bem como o papel na interiorização da ciência”.