Campi do IF Baiano promovem eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h32 | Publicado em 11 de outubro de 2016 às 16h23

11/10/16 – Período oficial da 13ª SNCT vai de 17 a 23 de outubro de 2016.

Estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS), e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino, entre outras entidades.

logo-snct-2016Em 2016, de 17 a 23 de outubro, acontece a 13° edição da SNCT com o objetivo principal de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está entre as instituições que promovem atividades articuladas com o tema escolhido para a 13° edição do evento, “Ciência Alimentando o Brasil”, motivado pela decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas que proclamou 2016 como o Ano Internacional da Leguminosas (AIL). Palestras, cursos, oficinas, exposições de trabalhos e outras ações estão programadas para ocorrer nos campi  Teixeira de Freitas, Uruçuca e Itapetinga.

Confira a programação da 13° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos campi do IF Baiano:

Campus Itapetinga

Nos dias 19 e 20 de outubro, o Campus Itapetinga promove o projeto Caravana da Ciência – IF Baiano Itapetinga na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As ações incluem exposições de trabalhos de alunos e minicursos sobre temas como produção de hortaliças, recuperação e preservação de nascentes e alimentação com plantas alimentícias não convencionais (PANC’s). As atividades serão realizadas, no dia 19, no centro de Itapetinga, e no dia 20, em Ribeirão do Largo. São esperados estudantes de ensino médio e superior e agricultores.

Acesse a programação.

Campus Teixeira de Freitas

Entre os dias 17 e 22 de outubro, o campus Teixeira de Freitas promove palestras que irão abordar temas como impacto das mudanças climáticas na produção de alimentos, estratégias para o melhoramento genético de plantas, alimentação saudável, dinâmica do agronegócio brasileiro e produção de biocombustíveis no Brasil. Além disso, será realizada uma feira de Ciências e Tecnologias, com os resultados de projetos desenvolvidos por alunos do campus durante o ano letivo, e uma Mostra Cultural, com apresentações artísticas de alunos do Instituto e de escolas convidadas.

Veja a programação completa.

Campus Uruçuca

No campus Uruçuca a programação da SNCT irá englobar atividades dos cursos de Alimentos, Agropecuária, Agroecologia, Turismo, Agrimensura e Informática, além de Mostra Cultural, Feira de Saúde, Exposições, Mostra Gastronômica e Treinamentos com Grupos Produtivos. Os eventos acontecerão de 17 a 21 de outubro e pretende atender públicos diversos como estudantes de escolas municipais e estaduais, universitários, estudantes de ensino técnico, egressos, agricultores, empresários e profissionais.

As inscrições para os eventos estão abertas. Mais informações