Audiência pública no Território Litoral Norte e Agreste Baiano
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h31 | Publicado em 25 de agosto de 2016 às 10h45

25/8/2016 – Comunidade participou da proposta de novos cursos

IMG_1428

Diretor-geral Renato Mascarenhas (esquerda) e Reitor Geovane Nascimento (direita)

Na manhã de ontem, 24 de agosto, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) realizou audiência pública no município de Alagoinhas. Na oportunidade, estiveram presentes gestores do Instituto, autoridades, gestores e lideranças locais para discutirem sobre essa nova fase no Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano com a chegada de um campus.

Durante o evento, o coordenador de dados e informações institucionais, Marcos Seixas, apresentou aos atores locais do Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano o resultado do trabalho, realizado pela coordenação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) com empresários, estudantes, sociedade civil organizada e gestores públicos, sobre a coleta de dados que compuseram as dimensões sócio-dialogal e econômico-produtiva, ou seja, ouviu os moradores sobre o que desejavam ter de oferta de cursos e fez um levantamento sobre as principais áreas de destaque na região para o impulso do desenvolvimento local.

O diretor-geral do IF Baiano – Campus Alagoinhas, Renato Mascarenhas, destacou, em sua fala, sobre a estrutura física (dois prédios – pedagógico e administrativo, refeitório, 14 salas e 14 laboratórios) que terá a capacidade de atender 1.400 estudantes nos níveis de ensino médio e superior. Hoje, o campus atende estudantes da região pelo curso de preparador de doces e conservas (FIC Formação Inicial e Continuada). Segundo o diretor Mascarenhas, o Instituto vai atender 22 municípios e 700 mil habitantes do Território, portanto vai se somar ao Campus Catu e atender uma demanda muito grande.

Para a comunidade, as principais colocações e dúvidas foram referentes a integração e interiorização do ensino, eixos técnicos a serem ofertados pelo IF Baiano, articulação com instituições da região e importância da pedagogia da alternância (estudantes têm aula teóricas na escola e voltam para suas vivências nas comunidades) proposta pelo Instituto. Para a estudante Iana do curso FIC do Campus Alagoinhas, esse momento é de agradecimento por o IF Baiano ofertar oportunidades. “Muito importante a escolha de pessoas com mais de 50 anos. São mais cursos, mais oportunidades”, destacou sobre o significado do Instituto para a região.

O reitor Geovane Nascimento agradeceu a presença de todos e falou sobre o papel dos Institutos Federais enquanto uma conquista da sociedade, a grande demanda por cursos técnicos profissionalizantes no Estado da Bahia e a chegada do IF Baiano à localidade para somar, multiplicar e servir a sociedade (jovens, adultos, homens, mulheres). Em entrevista, o reitor ressaltou o que espera com o funcionamento desse novo campus: a expectativa nossa é muito boa, é muito importante. As demandas dos cursos FIC foram grandes, uma expectativa muito grande da sociedade, principalmente do Território. Nós temos já homologado o concurso para professores que serão chamados na medida que os cursos sejam ofertados somente em 2017. A oferta será muito bem planejada, a chamada dos professores será também muito bem calculada justamente para a gente manter nosso indicador de relação aluno – professor num patamar que é exigido pelo próprio Acordo de Cooperação de Metas”.

IMG_1603

Participação da comunidade

Ao fim da audiência, os presentes deliberaram pela proposta de oferta inicial dos seguintes cursos: agroindústria (subsequente), agroecologia (integrado), física (licenciatura) e formação pedagógica (especialização). O reitor Geovane Nascimento informou também, em entrevista, que o Processo Seletivo deste ano vai contemplar alguns cursos, referendados pela audiência pública. “Certamente, um curso subsequente no primeiro momento de 2017 e, com planejamento, a gente vai estar ofertando os demais cursos ao longo do tempo para que a gente consiga garantir e manter a qualidade necessária e essencial para uma instituição federal de ensino”, finalizou.

Esta matéria tem caráter informativo.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

IF Baiano/Reitoria/Comunicação/Jornalismo

Fotografia: Ana Motas (IF Baiano/Campus Catu/Comunicação)