Audiência pública no município de Xique-Xique
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h39 | Publicado em 24 de janeiro de 2017 às 10h55

24/1/2017 – Evento aconteceu na última sexta-feira, 20 de janeiro

Na sexta-feira, 20 de janeiro, autoridades e comunidades das zonas rural e urbana do município de Xique-Xique estiveram reunidas no Colégio DSC00075Modelo Luís Eduardo Magalhães. “O Instituto está chegando no município. Esse evento é para apresentar o Instituto, contar um pouco o histórico da chegada e falar sobre os cursos. A participação da população é primordial na escolha e na definição dos próximos cursos que o IF Baiano vai ofertar na região”, falou o diretor-geral pro tempore do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Xique-Xique, José Alberto Souza.

Na condução do evento, o coordenador-geral de dados e informações institucionais do IF Baiano, Marcos Seixas, apresentou o “Estudo de demanda em apoio à oferta de cursos no Instituto Federal Baiano – Campus Xique-Xique: mediações entre o Instituto e o desenvolvimento local”. O estudo trouxe aspectos como fundamentação legal (Lei n. 11.892/2008), objetivos (mapeamento de demanda), referencial institucional (Rede Federal de Educação Profissional, IF Baiano), referência espacial (Território de Identidade), referência estratégica (desenvolvimento local) e passo a passo do trabalho desenvolvido (levantamento de dados, equipe, pesquisa, relatório e audiência pública).

Para o prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Teixeira, a audiência representou uma oportunidade para as pessoas da zona rural se manifestarem. Sobre a chegada do IF Baiano no Território de Identidade, o prefeito comentou sobre a importância do Instituto devido à credibilidade de o município ter de uma instituição federal com uma estrutura compatível com a região. “A gente tem boas escolas de ensino médio e boas universidades. Mas, a grande demanda são os cursos profissionalizantes, especialmente o ensino médio atrelado ao curso profissionalizante. A curto prazo, melhorar a formação de nossa mão de obra e fazer com que a gente possa ocupar os postos de trabalho que estão surgindo na região”, frisou Teixeira.

Já o secretário de educação de Xique-Xique, Adoniran Leite, destacou a questão da parceria entre a Prefeitura Municipal e o IF Baiano para a instalação e o funcionamento da unidade. Entendo que é importante que o Instituto esteja em nossa cidade, justamente para ser mais uma oportunidade para nossos alunos egressos de nossa rede municipal mais aqueles de outros municípios que virão para estar conosco nesta caminhada. Então, o Instituto se coloca como um local de compartilhar saberes, de estarmos juntos no sentido de melhorar também a educação de nosso município”, destacou. Já o professor Marcos Silva, atuante na área de agroecologia do IF Baiano, enfatizou que suas expectativas são as melhores possíveis. “Acredito que o Instituto irá beneficiar toda a região para provocar um desenvolvimento tanto na área de educação como na área econômica”, disse.

DSC00022ParticipantesDurante a audiência pública, os participantes puderam questionar e/ou esclarecer suas dúvidas quanto a início de atividades; oferta de cursos que possam aproveitar os recursos naturais, debatam questões sociopolíticas e socioambientais, aliem teoria e prática e tragam novas oportunidades; cursos noturnos; como o IF Baiano vai debater as questões entre o agronegócio e a agroecologia; parceria da instituição com município para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária na região; atuação dos egressos após a formação.

Para Souza, uma oportunidade para explicar à plenária sobre as atividades acadêmicas em andamento e os planos do Instituto para o Território: expertise institucional, processo de interiorização, oferta de cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), nomeação de servidores, expectativa de crescimento, cooperação técnica e atuação nos pilares Ensino, Pesquisa e Extensão. “O município é muito carente de educação pública, principalmente em níveis técnico e superior. A importância da chegada do Instituto é aumentar justamente essa oferta. Em 2016, a gente ofertou um curso FIC de 160 horas de Operador de Sistema de Irrigação que formou 19 alunos e, em 2017, a gente já vai ofertar dois cursos técnicos – um técnico em meio ambiente e outro, em agropecuária. Além desses, a gente vai ofertar ao longo do ano vários cursos FIC”, finalizou o diretor do Campus Xique-Xique.

Esta matéria tem caráter informativo.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

IF Baiano/Reitoria/Comunicação/Jornalismo