
Remanso viveu, nesta semana, um dos momentos mais marcantes de sua história recente. O auditório do Colégio Estadual Professora Irene de Souza Araújo (CEPISA) ficou lotado para a audiência pública que apresentou oficialmente os cursos que serão ofertados no novo campus do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), cuja entrega está prevista para o início de 2026.
O evento reuniu representantes do poder executivo e legislativo municipal, lideranças de movimentos sociais, entidades de classe de trabalhadores e patronais, empresários, professores, estudantes e autoridades regionais. “Foi um sucesso total, superando todas as expectativas. Tivemos uma audiência lindíssima, com forte participação popular e um clima de pertencimento muito grande”, destacou a pró-reitora de Ensino do IF Baiano, professora Kátia de Fátima Vilela.
Durante a apresentação, foram divulgadas as formações que terão início com a implantação do novo campus. No nível técnico, os cursos definidos foram Técnico em Informática, Técnico em Administração e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Já entre os cursos superiores, a instituição ofertará Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Português-Inglês e Bacharelado em Ciência da Computação — formações que dialogam com as vocações e demandas da região.

O reitor Aécio José Passos Duarte destacou que a definição dos cursos seguiu uma metodologia estruturada pelo IF Baiano para garantir a participação social em todas as etapas do processo. “Foi muito importante e muito significativo termos feito a audiência pública para a validação dos cursos que a comunidade escolheu. Nós, do IF Baiano, através da Pró-Reitoria de Ensino e do comitê responsável, estruturamos uma metodologia que contou com o apoio indispensável do poder público municipal e da Secretaria de Educação. Conseguimos extrair da população quais eram as maiores demandas e, a partir disso, orientar nossas decisões com base em dados reais e na voz da própria comunidade”, explicou.
De acordo com a pró-reitora Kátia Vilela, a audiência pública representou o ponto culminante de um processo participativo iniciado meses antes. “Depois de ouvirmos a população, voltamos para apresentar oficialmente aquilo que ela própria nos indicou como necessidade. E, naquele instante, quando anunciamos os cursos, foi nítido o sentimento de satisfação das pessoas. Eram exatamente os cursos que queriam”, afirmou.
O reitor Aécio José ressaltou ainda que a metodologia adotada reforça o caráter democrático da expansão institucional. “Eu acho que é dessa forma que os Institutos têm que chegar, já estimulando que a população enxergue as reais possibilidades formativas do Instituto. Esse equipamento educacional pode e deve transformar positivamente a região, a partir da escolha das pessoas. Essa metodologia é uma forma democrática e republicana de abraçar a demanda com responsabilidade, mantendo sempre o vínculo e a interação com a comunidade”, afirmou.
Aécio lembrou que o mesmo modelo de escuta e validação está sendo utilizado nos demais campi em construção. “Esse trabalho que realizamos em Remanso está sendo desenvolvido também nos outros três campi — Ruy Barbosa, Santo Estêvão e Ribeira do Pombal. Em todos eles, seguimos o mesmo princípio de diálogo e participação social, para que cada unidade nasça alinhada às necessidades e potencialidades do seu território”, completou.
Ao final da audiência, o público manifestou entusiasmo e emoção com a chegada do IF Baiano a Remanso. “As pessoas quiseram tirar fotos, agradecer, celebrar. Foi um momento muito bonito, de realização coletiva e orgulho local”, relatou Kátia.
A pró-reitora também ressaltou o simbolismo do encontro. “Essa foi a primeira audiência pública entre as quatro previstas no ciclo da nova expansão do IF Baiano. E começar por Remanso tem um significado especial: é um território de forte identidade, de gente que acredita no poder transformador da educação”, disse.
Com a conclusão das obras prevista para o início de 2026, o Campus Remanso marcará uma nova etapa de expansão do IF Baiano no estado, ampliando as oportunidades de formação técnica e superior no semiárido norte da Bahia.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br