Aposentados e pensionistas do IF Baiano devem realizar recadastramento anual
Atualizado em 28 de junho de 2017 às 16h24 | Publicado em 28 de junho de 2017 às 16h23

Aposentados e pensionistas devem comparecer, no mês de seus aniversários, em qualquer banco credenciado em que sejam correntistas, para realizar o procedimento.

O Recadastramento anual de aposentados e pensionistas é um procedimento necessário para o acompanhamento e controle dos pagamentos de aposentadoria e pensão civil da União. Dessa forma, para evitar a suspensão do pagamento, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) atenta aos aposentados e beneficiários de pensão da instituição para a necessidade de comparecer, no mês de seus aniversários, em qualquer banco credenciado em que sejam correntistas, para fazerem o recadastramento anual.

Para fazer o procedimento, é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência atualizado em qualquer agência do banco de recebimento.

O aposentado ou pensionista que não realizar o recadastramento dentro do prazo estabelecido, terá o pagamento suspenso depois de 60 dias do mês de aniversário. Se isso acontecer, o beneficiário deve comparecer ao setor de Gestão de Pessoas do IF Baiano para realizar o recadastramento e restabelecer o benefício. “O pagamento só poderá acontecer na folha de pagamento posterior. Lembrando que só pode efetuar o recadastramento no órgão aquele que não compareceu ao banco dentro do prazo”, informa a responsável pelo Núcleo de Cadastro e Benefícios, Marcela Sacramento.

Além de ser uma prova de vida dos beneficiários e justificar o pagamento mensal, o recadastramento é importante por que evita o pagamento a aposentados e pensionistas falecidos e evita a necessidade de inserção retroativa de pagamentos suspensos.

Para obter mais informações, aposentados e pensionistas podem entrar em contato com o Núcleo de Apoio à Gestão de Pessoas (NAGP) dos campi ou na Reitoria, através dos e-mails nucb@ifbaiano.edu.br e coape@ifbaiano.edu.br.

Acesse: Dúvidas Frequentes sobre o Recadastramento de Aposentados e Pensionistas