Alunos do IF Baiano podem concorrer à seleção do Parlamento Juvenil do Mercosul
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h30 | Publicado em 9 de agosto de 2016 às 17h12

09/08/2016 – Inscrições serão aceitas até 5 de setembro de 2016.

Estudantes do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) matriculados no 1º ou 2º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio podem se inscrever para concorrer a uma vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM).

A ideia do PJM é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. A partir da temática “O ensino médio que queremos”, os concorrentes devem elaborar propostas que abordem as necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL bloco econômico sul-americano formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

O jovem eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil.

Seleção – As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica selecionarão 27 jovens estudantes, um por estado. Esses estudantes disputarão, juntamente com os candidatos da Rede Estadual de Ensino, uma eleição. As instituições estaduais selecionarão três representantes que serão, junto com o representante do instituto federal, candidatos ao processo eleitoral, fase nacional da seleção. Após as eleições, apenas um desses candidatos representará a Unidade Federativa no PJM 2016-2018.

Requisitos – É necessário estar matriculado e frequentando regularmente o 1º ou 2º ano do ensino técnico integrado ao ensino médio em escolas públicas da rede estadual ou federal; ter boa atuação escolar (frequência, conduta e rendimento); adaptar-se facilmente à convivência com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas; ter disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais, todas acompanhadas pelo MEC.

Inscrições – A inscrição será efetivada mediante a apresentação de projeto autoral de protagonismo juvenil sobre um dos temas dispostos no Caderno de Orientações, preenchimento da Ficha de Inscrição e documentos listados no Edital de Seleção PJM 2016 – 2018. Estudantes do IF Baiano devem encaminhar seus projetos para o Nurinter (no endereço Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador – BA CEP: 41720-052) ou por e-mail para nurinter@ifbaiano.edu.br, juntamente com os demais documentos solicitados no edital.

A Coordenadora de Parcerias Institucionais do IF Baiano e representante do Núcleo de Relações Internacionais, Michele Sena, destaca a oportunidade que o PJM traz aos jovens estudantes do Instituto: O Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto que visa ao empoderamento juvenil, proporcionando espaços para discussão e diálogo sobre temas vinculado à educação. Desta forma, é uma oportunidade para o jovem pensar sobre o seu lugar no mundo, sobre as contribuições que pode dar para a sociedade e sobre o próprio protagonismo juvenil”.

Faça download dos anexos:

FICHA DE INSCRIÇÃO

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E VOZ