Alunos do IF Baiano ganham Prêmio Paulo Freire por projeto da Residência Pedagógica
Atualizado em 27 de outubro de 2023 às 15h13 | Publicado em 27 de outubro de 2023 às 15h13

Um projeto sobre o Programa de Residência Pedagógica – PRP, realizado por alunos do curso de Ciências da Computação do IF Baiano campus Senhor do Bonfim, foi um dos dois trabalhos nordestinos premiados com o Prêmio Paulo Freire. O artigo intitulado “Residência Pedagógica e sua contribuição na formação discente” foi escrito pelos residentes Jilcleison Nascimento da Silva, Neandro da Silva e Francisco Manoel Gama Pereira, sob a orientação do orientador Damon Ferreira Farias. O autor principal do artigo recebeu como prêmio o custeio da passagem e hospedagem para participar do IX ENALIC, entre os dias 06 e 08 de dezembro no Rio Grande do Sul.

O trabalho apresenta os resultados de um projeto realizado no Colégio Estadual Professora Hilda Monteiro Menezes, em Campo Formoso, Bahia. No projeto, a equipe ministrou oficinas de pensamento computacional para alunos do colégio. As oficinas foram baseadas em metodologias lúdicas e participativas, com o objetivo de promover a aprendizagem significativa dos alunos.

De acordo com os autores do projeto, as oficinas foram fundamentais para o aprofundamento do conhecimento dos alunos sobre pensamento computacional. As ações proporcionadas pelas oficinas também contribuíram para a relação introdutória dos alunos com a cultura do letramento digital.

O residente, Jilcleison Nascimento da Silva, destaca a importância da Residência Pedagógica para a formação docente: “O programa é essencial para que os alunos possam vivenciar a prática da docência e desenvolver as habilidades necessárias para o exercício da profissão”.

O prêmio Paulo Freire foi criado pela Coordenação Geral do IX Encontro Nacional das Licenciaturas, VIII Seminário Nacional do Pibid e III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica. O prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar trabalhos que contribuam para a formação de professores.