Agroecologia de Uruçuca recebe conceito 4
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h45 | Publicado em 28 de agosto de 2017 às 16h16

Reconhecimento de curso aconteceu neste mês de agosto

O curso superior de agroecologia do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Uruçuca passou por avaliação de reconhecimento em agosto. “O conceito 4 (muito bom) representa que foi realizado um trabalho de qualidade e coletivo, envolvendo discentes, professores e técnico”, declarou Cristiane Brito, coordenadora da educação superior. “O trabalho é contínuo e foi iniciado a partir do momento que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) começou a escrever o Projeto Pedagógico do Curso – PPC”, disse.

A avaliação do Ministério da Educação (MEC) considera quatro dimensões: organização didática-pedagógica; corpo docente e tutorial; infraestrutura; requisitos legais e normativos. Na primeira dimensão, itens a exemplo de contexto educacional, políticas institucionais, objetivos, perfil profissional do egresso, estrutura curricular, conteúdos curriculares, metodologia, estágio curricular supervisionado, entre outros. Na segunda, tópicos como: experiência profissional, titulação do corpo docente, produção científica, cultural, artística ou tecnológica, núcleo de apoio pedagógico etc.

A terceira dimensão (infraestrutura) tem, por exemplo, espaço de trabalho (coordenação e serviços acadêmicos), salas de aula, bibliografia, periódicos especializados, laboratórios, entre outros. Na quarta (requisitos legais e normativos), diretrizes curriculares nacionais, proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista, núcleo docente estruturante, carga horária mínima, condições de acessibilidade, informações acadêmicas etc.

Para os avaliadores, cada dimensão é pontuada e justificada. A coordenadora do curso, Wanessa Camboim, explicou que, até chegar esse momento, houve diálogos e reuniões com a comunidade acadêmica para melhorar pontos, estabelecer prioridades, definir ações e estabelecer calendário com o objetivo de alcançar o reconhecimento do curso e elevar a qualidade do mesmo. “O engajamento dos discentes foi algo que me marcou, pois eles demonstraram grande senso de responsabilidade e cuidado com o que é nosso”, enfatizou.

Segundo Camboim, o resultado não a surpreendeu, porque já tinham simulado o instrumento. Ela pontuou que a agroecologia se destacou na infraestrutura. “Temos diversas Unidades Educativas de Produção onde os alunos realizam aulas práticas como: estação meteorológica, campo agrostológico, viveiro, horta, áreas de SAFs, cacau, setores de bovinocultura e avicultura, além de laboratórios de solos, de geomática, de microbiologia”, descreveu Wanessa. Sobre o conceito 5, ela falou que, com base nas considerações dos avaliadores e das experiências locais, vão trabalhar para alcançar. Para Cristiane Brito, a avaliação é uma oportunidade para o IF Baiano analisar os resultados obtidos e tomar decisões para aprimorar cada vez mais os cursos.

Sobre o curso: Com uma estrutura de 150 hectares e Unidades Educativas de Produção animal e vegetal, o IF Baiano – Campus Uruçuca está inserido no Território de Identidade Litoral Sul com áreas remanescentes de Mata Atlântica. “Esse ecossistema está entre as cinco regiões do planeta de maior prioridade para a conservação da biodiversidade”, explicou Camboim sobre o motivo de o campus estar preparado para a oferta de agroecologia.

Nosso território possui diversos segmentos econômicos como culturas de cacau, banana, café, mandioca, seringueira, coco e dendê. Os sistemas agroflorestais com espécies como banana, dendê, piaçava, pupunha e seringueira, plantadas na região, servem como opções para diversificação aliado a práticas sustentáveis, pois a região possui experiência e tecnologia de produção e se encontra no corredor central da Mata Atlântica”, esclareceu Wanessa.

Neste contexto, o IF Baiano autorizou o curso em 2011 (Resolução n° 21) e aprovou o PPC em 2013 (Resolução n° 14). Ele é presencial, diurno, com oferta de 30 vagas anuais, carga horária de 2.640 horas e integralização de seis a 14 semestres. O acesso acontece por Sistema de Seleção Unificada SiSU; transferência interna externa; portador de diploma de graduação em áreas afins; convênio cultural (caso existam vagas). Atualmente, são 21 docentes. No segundo semestre de 2016, formou a primeira turma; em 2017.2, há previsão de formar 13 estudantes.

Segundo a professora, a agroecologia é uma solução viável para a sustentabilidade, pois prevê o uso de recursos naturais com respeito à natureza. “Todas as formas de vida presentes em um ciclo da agricultura e pecuária têm importância. As plantas, os animais, os minerais, os microrganismos e todas as formas de vida contribuem para a evolução humana”, exemplificou. Para isso, reforçou a coordenadora: o Instituto tem infraestrutura, corpo docente e está inserido em um Território que possibilita egressos atuarem em diversas áreas. “Além dos incentivos que nossa instituição disponibiliza para garantir que o aluno conclua seus estudos com êxito como diversos auxílios, alojamento, alimentação e políticas de incentivo a pesquisa e extensão”, concluiu.

Outras avaliações no IF Baiano: no ano passado, o curso superior em gestão de turismo, coordenado por Diogo Gomes, foi avaliado também com o conceito 4. “Trata-se da única instituição pública a oferecer formação nesta área na região sul da Bahia e no IF Baiano como um todo. Curso reconhecido com excelência, equipe docente de referência”, pontuou Gomes. Para o futuro, o próximo curso é o bacharelado em engenharia agronômica do IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa.

Esta matéria tem caráter informativo.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

IF Baiano/Reitoria/Comunicação/Jornalismo