Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Agosto Indígena – Live discutirá a situação dos povos indígenas no contexto pandêmico
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h09 | Publicado em 4 de agosto de 2021 às 10h20

Campus Teixeira de Freitas promoverá palestra no dia 11 de agosto, transmitida às 19h no Youtube do Campus

Compartilhe nas redes sociais:

Em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IF Baiano – campus Teixeira de Freitas promoverá uma palestra no dia 11 de agosto, transmitida às 19h no canal do Youtube do campus. Para discutir o tema “Povos indígenas no contexto pandêmico”, foram convidados como palestrante o professor do IFBA, ativista indígena e escritor premiado, Edson Kayapó, e como mediador o educador e terapeuta indígena, Ubiraci Pataxó.

O dia 09 de agosto foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional dos Povos Indígenas em 1995. A data pretende chamar atenção para a necessidade de garantir e reafirmar os direitos humanos das diversas etnias indígenas no mundo. Outra importante finalidade na celebração desta data é garantir a preservação da cultura tradicional de cada um dos povos indígenas como fonte primordial das suas identidades.

Segundo a docente e membro do Neabi, Ísis Vanessa Halim, este ano, o Neabi – campus Teixeira de Freitas celebra esta data não apenas para prestar uma homenagem simbólica, mas também para garantir um espaço acadêmico de debates, lutas e reivindicações. “Neste sentido, e diante da maior vulnerabilidade dos povos indígenas em relação à pandemia da Covid-19 consideramos importante discutir o impacto da pandemia nas comunidades originárias”, explica. 

A docente explica que a pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, desenhou um cenário inesperado não só no campo epidemiológico, como também no que concerne às políticas sociais de cuidados, prevenção e atenção à saúde dos povos indígenas. Trouxe também o desafio de compreender seus múltiplos desdobramentos considerando seus impactos econômicos, socioculturais, históricos e políticos nos cotidianos das comunidades indígenas. É sobre esse cenário que a palestra se debruçará, garantindo o protagonismo indígena com a participação do professor da Rede Federal, Edson Kayapó, e do egresso da mesma rede, Ubiraci Pataxó. 

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br