Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Acompanhe os eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IF Baiano
Atualizado em 29 de dezembro de 2022 às 14h08 | Publicado em 15 de outubro de 2021 às 16h47

Outubro é o mês da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, que este ano está em sua 18° edição.

Compartilhe nas redes sociais:

Outubro é o mês da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, que este ano está em sua 18° edição. Alguns campi do IF Baiano, um deles em parceria com outras instituições, estão com programações para a SNCT. Os eventos têm o intuito de promover divulgação e popularização da ciência e giram em torno do tema: “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

Uruçuca

Este ano, diferente do ano passado, que foi virtual por conta da pandemia, o campus Uruçuca está realizando a SNCT de forma híbrida (virtual e presencial) no Território Litoral Sul Baiano com atividades que iniciaram neste mês de outubro e vão até o mês de maio. As atividades propõem divulgar e promover a ciência entre jovens de escolas das microrregiões de Camacã, Itabuna, Itajuípe, Uruçuca e também nas cidades de Itapetinga, Guanambi e Glória-SE. Para inscrever-se como participante ou inscrever uma escola, basta acessar o site do evento.

Dentro da temática da SNCT e do que é desenvolvido cientificamente na região do Litoral Sul Baiano, a equipe tem promovido palestras e discussões nas escolas. Uma dessas atividades foi o ciclo de palestras Cacau para as Gerações que contou com discussões sobre Biodiversidade na Lavoura Cacaueira, Monilíase do Cacaueiro, Inclusão Social, Democratização da Ciência, Criação de Abelhas sem Ferrão na Cabruca, entre outros. Com essas palestras, o objetivo dos organizadores é que os jovens transmitam os conhecimentos para seus familiares e vizinhos produtores de cacau.

Imagem da reportagem do BATV que cobriu um dos dias do Ciclo de Palestras na Escola Municipal Virgínia Mars

Segundo os docentes do IF Baiano – Campus Uruçuca, Josué de Souza Oliveira e Ivan Pereira, esta nova edição de atividades da SNCT fortalecerá, ainda mais, o consórcio Norte-Nordeste de Popularização e Divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação firmado ano passado entre o campus Uruçuca e o IFBA – Ilhéus, IF Baiano – Campus Guanambi, Universidade Federal de Sergipe – UFS/Campus Sertão, Instituto Açaí do Pará e Universidade Estadual do Amazonas – UEA. Ivan explica que a articulação e parceria com outras instituições dá ao evento capilaridade para alcançar muitos municípios e democratizar o acesso a informações científicas. Para acessar o que já aconteceu da programação e se informar sobre as próximas atividades, os interessados podem acompanhar o perfil @territoriosdobrasil no Instagram e o canal do Movimento Cacau, Chocolate e Cultura no Youtube.

Alagoinhas

O Campus Alagoinhas realizará a SNCT junto ao I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (EEPEX) de forma gratuita e on-line, nos dias 19, 20 e 21 de outubro. Na programação, estão oficinas, palestras, mesas redondas, apresentação cultural e apresentações de trabalhos. O EEPEX recebe submissões de trabalhos até o dia 18 de outubro através do site do evento e as inscrições para SNCT estão abertas até o dia 19 de outubro.

O evento será transmitido através do canal do Youtube do Campus Alagoinhas. Na programação, estão oficinas sobre o programa de edição de imagens, Canva, sobre uso de drones para Cadastro Ambiental Rural, Gênero e Sexualidade na Literatura e Gamificação, além de palestras e mesas redondas sobre os mais variados temas como vacinas contra Covid-19, empresa júnior, do interdisciplinar ao transversal e perspectivas negras contemporâneas na arte. “Teremos uma programação bem eclética”, afirma o presidente da SNCT – Campus Alagoinhas, Henrique Reis Sereno.

Henrique explica que os dois eventos não são fechados aos estudantes da Unidade e pretendem reunir todas as pessoas interessadas em ciência, tecnologia, cultura e sociedade para construir juntas conhecimento, saberes e práticas voltadas para o desenvolvimento de nossa região e de nosso país.

Itapetinga

O IF Baiano – Campus Itapetinga realizará, entre 03 e 05 de novembro, três eventos simultâneos com o objetivo comum de ampliar e promover o conhecimento científico em prol da popularização da Ciência. Os eventos são a I Semana de Ciências – SECI, a II Semana da Biblioteca e o IV Seminário da Pós-graduação e dos Cursos Subsequentes – SPGS. Eles estarão com inscrições gratuitas abertas entre 01 e 15 de outubro, para quem vai apresentar trabalhos, e no período de 04 de outubro a 03 de novembro para ouvintes, através deste link.

O tema central “Com ciência salvamos vidas: a importância de políticas públicas para a democratização do conhecimento científico” norteará todas as atividades dos eventos. A programação, que envolve palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e mesas-redondas, pretende convidar a comunidade do Médio Sudoeste Baiano para uma aproximação do saber científico e de como ele se faz presente no cotidiano das pessoas.

Segundo a professora Camila Duarte, coordenadora do IV SPGS, este ano, mesmo de forma não presencial, decidiu-se por ampliar as discussões, reunindo em uma única semana eventos importantes do campus que pretendem abordar a mesma temática de forma interdisciplinar e enriquecer ainda mais o debate.

A docente Camila Brandão, coordenadora da I SECI, reforça que a divulgação e a disseminação do conhecimento científico são importantes para que a população tenha a percepção do quanto a ciência está presente nos temas que envolvem o cotidiano e para a compreensão e transformação da realidade ao seu entorno. “Além disso, o compartilhamento de informações relacionadas à ciência são valiosas no contexto atual em que a desinformação e as notícias falsas estão cada vez mais presentes. Assim, os eventos como os que ocorrerão no IF Baiano Campus Itapetinga têm extrema relevância, pois oportuniza a aproximação entre a academia e a sociedade”.

Serrinha

O IV Seminário de Pesquisa, Extensão, Inovação e Cultura do Território do Sisal será realizado, nos dias 20 e 21 de outubro de 2021, por servidores e estudantes IF Baiano, campus Serrinha, em celebração ao Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Seminário é gratuito, totalmente on-line e recebe inscrições até 19 de outubro através deste link.

O evento abordará o tema da SNCT com o objetivo de reunir professores, estudantes e pesquisadores do campus Serrinha e de outras unidades do IF Baiano, além de outras instituições de educação e pesquisa do Brasil e do exterior, para debaterem sobre a importância da ciência dialogar com outros saberes e com as realidades vividas pelas pessoas, a fim de se produzir conhecimentos contextualizados, que visem à preservação e ao desenvolvimento das diversas formas de vida existentes no planeta, com destaque para os ecossistemas, as comunidades e as sociedades do Território do Sisal Baiano.

Durante o evento, além das conferências e apresentações culturais, acontecerão apresentações de trabalhos diversos (relatos de experiência, projetos de pesquisa e/ou extensão, projetos integradores, projetos de ensino, entre outros. Segundo a presidente da Comissão Organizadora, a coordenadora de Pesquisa do campus Letícia Lima de Sousa Fernandes, o Seminário do Sisal tem se configurado como um espaço de aproximação dos atores que participam de atividades de Pesquisa, Extensão e Inovação no Território do Sisal, sejam eles proponentes, colaboradores, bolsistas ou voluntários, respondentes ou beneficiários dos resultados dos projetos. “A partir desta aproximação e momentos de troca de informações, espera-se impulsionar projetos transversais cada vez mais integrados à realidade regional, bem como oportunizar a formação de redes de pesquisa com outras unidades de ensino do Território”, explica.

Acompanhe o evento no canal do YouTube do Campus Serrinha.

Catu

A 15ª Feira dos Municípios e Mostra de Iniciação Científica da Bahia (Femmic 2021) do IF Baiano – Campus Catu está com inscrições gratuitas abertas, realizadas através do site do evento. A Femmic ocorrerá entre os dias 25 e 27 de outubro e será totalmente on-line. Este ano, o tema da Femmic será “Ciência e Libertação – transversalidade da ciência e tecnologia e inovações para o planeta”, mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A programação conta com 16 minicursos em diversas áreas, palestras, conferências e apresentações de projetos. A participação dos inscritos nessas atividades gerará certificados. “Contaremos também com a participação de representantes das maiores Feiras de Ciências no Brasil”, garante a professora Alexandra Carvalho, membro da Comissão Central da Femmic 2021.

A expectativa dos organizadores do evento é que a Femmic contribua para consolidação da Iniciação Científica Jr na Bahia. “A FEMMIC é uma Feira Científica de abrangência estadual que busca divulgar trabalhos científicos desenvolvidos por discentes do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos), Ensino Médio e Graduação, do próprio Instituto Federal Baiano e de Escolas Estaduais e Municipais dos diversos municípios baianos, com o intuito de incentivar e popularizar a pesquisa científica, nas diversas áreas do conhecimento”, explica o docente Saulo Capim.

Bom Jesus da Lapa

O II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano Campus Bom Jesus da Lapa (Simpeex) é um evento técnico-científico, que busca proporcionar aos estudantes, professores, pesquisadores, profissionais liberais e o público em geral, uma discussão atualizada sobre as perspectivas e desafios da educação, ciência e da extensão no contexto da sociedade do conhecimento. O evento será realizado virtualmente no canal do Youtube campus entre 08 e 10 de dezembro. As inscrições são gratuitas, realizada pela Plataforma SUAP, até o dia 1 de dezembro.

O Simpeex almeja cumprir sua missão de promover junto ao seu público um intenso debate e reflexão sobre a Ciência e a Tecnologia, com o objetivo de estimular a curiosidade e motivar a comunidade a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O evento possibilitará também a socialização de produções cientificas da comunidade acadêmica interna e externa do IF Baiano, de modo a fortalecer a sua inter-relação e promover a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br