Abertura do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão lota ginásio de esportes do Campus Catu
Atualizado em 7 de dezembro de 2022 às 13h57 | Publicado em 6 de dezembro de 2022 às 16h28

Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão pauta as discussões da abertura do evento

Com o ginásio de esportes do IF Baiano – Campus Catu repleto de estudantes, servidores e público externo, o  Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano abriu suas atividades na manhã desta terça-feira (06).

Compuseram a mesa de abertura a diretora do Campus Catu, Georgia Silva Xavier; a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Hildonice Batista; a pró-reitora de Ensino, Kátia de Fátima Vilela; a pró-reitora de Extensão, Calila Teixeira; o pró-reitor de Extensão, Rafael Oliva Trocolli; o reitor Aécio José Araújo Passos Duarte; e a presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e reitora do IF Sertão, Maria Leopoldina Veras, que proferiu a palestra de abertura.

Para o reitor, é preciso muita coragem e resiliência para continuar realizando os eventos diante de tudo o que as instituições de ensino têm passado nos últimos anos. “Além de estarmos imersos no contexto da pandemia, nós (as instituições de ensino) tivemos que driblar toda sorte de desmerecimento”, pontua. As palavras do reitor, na cerimônia de abertura do evento, carregavam esperança e fé no que ele chamou de “um novo tempo”. “Que possamos voltar a sonhar e que possamos voltar a pensar que esses sonhos são possíveis para nossas instituições”, afirma Aécio.

Após mesa de abertura, servidores posam para foto

Emocionada, a diretora do IF Baiano – Catu, Georgia Xavier, afirmou que o coração do campus estava festivo. Além de saudar à toda mesa e ao público presente, ela fez questão de saudar a cada um dos campi, acompanhada de servidores que ajudaram a construir toda a estrutura necessária para receber o Congresso. “Saudar cada campus individualmente, porque cada um conhece suas próprias dores, os sacrifícios e a coragem de conseguir estar aqui”, cumprimentou a diretora. Para ela, o evento mostra um IF Baiano unido e em busca de fortalecer a identidade da instituição.

Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão

A presidente do Conif falou sobre a indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão ao abordar o tema “Educar para vida: o papel do Ensino, Pesquisa e Extensão nos Institutos Federais”. Maria Leopoldina apontou como norte para se aplicar essa indissociabilidade a resposta à pergunta que estava colada na parede do ginásio: qual sociedade queremos construir? “Uma sociedade de igualdade, uma sociedade de oportunidades, uma sociedade feliz”, afirma Leopoldina. Ela afirma que é importante encontrar as soluções para os problemas que a sociedade apresenta através de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão.

Para isso, “temos que pensar numa renovação no nosso modelo de agir, renovação na nossa forma de pensar, nos libertarmos das correntes do ensino tradicional que estão amarradas no nosso pé e a gente deixa que elas nos deixem para trás, é preciso nos atualizarmos”, explica. De acordo com Leopoldina, uma formação onde ensino, pesquisa e extensão estão integradas para atender às demandas de uma sociedade mais justa, é uma educação que não ensina ao aluno apenas um ofício, mas que forma jovens críticos, autônomos e transformadores, que não serão utilizados como massa de manobra.

Professora Maria Leopoldina recebe homenagem do reitor Aécio José

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Hildonice Batista, cumprimentou a todas e todos com palavras de motivação: “Gostaria de dizer que é possível sonhar, que a educação transforma, dizer que nós podemos mais e dizer que aqueles que tentam nos calar não nos vencerão, dizer acima de tudo que estamos vivos e vivas, que sonhamos, trabalhamos e conquistamos!”.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Rafael Oliva Trocolli, a associação de atividades de ensino, pesquisa, extensão, elementos culturais e artísticos é o grande destaque do evento. “Tivemos momentos tradicionais como palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos, tanto na área de extensão, como ensino e pesquisa, e, em associação a tudo isso, tivemos apresentações das mais diversas manifestações artísticas e culturais de todos os territórios de identidade do nosso estado, onde o IF Baiano está sediado”, explica o pró-reitor. A integração do tripé que compõe a Rede Federal nesse evento também foi destacada pela pró-reitora de Ensino, Kátia Vilela. Para ela, um evento assim é a cara do IF Baiano.

Para a pró-reitora de Extensão, através da pesquisa, da extensão, da cultura, da arte e da inovação é que se formam cidadãos, que vai muito além do conceito de estudante. Ela destaca que a programação foi toda pensada com muito carinho para a comunidade do IF Baiano e que a oportunidade é também de conexões. “É um momento em que a gente vai ter a socialização dos trabalhos que foram desenvolvidos e cada campus vai poder ver o que um outro campus está fazendo, então, muitas vezes nesse Congresso a gente consegue favorecer mais redes de pesquisa e construir pesquisas mais estruturadas dentro do Instituto”, comenta a pró-reitora de Extensão, Calila Teixeira.

Acompanhe o evento virtualmente, através da TV Bem Baiano.

Acesse programação completa aqui!