Aberto período de inscrição dos Jogos Estudantis do IF Baiano
Atualizado em 4 de outubro de 2018 às 12h41 | Publicado em 4 de outubro de 2018 às 12h41

jeif_corte

Começou o período de inscrição para os Jogos Estudantis do IF Baiano 2018. Este ano, os jogos serão realizados no Campus Bom Jesus da Lapa, de 18 a 25 de novembro, nas modalidades futsal, handebol, voleibol, natação, atletismo, vôlei de areia, tênis de mesa e xadrez, tanto masculino como feminino, além de basquetebol e futebol society masculinos. As inscrições, que vão até 15 de outubro, devem ser feitas pelos professores de Educação Física de cada campus.

De acordo com os organizadores do evento, o objetivo dos jogos é proporcionar momentos de lazer, intercâmbio cultural e congraçamento entre os envolvidos, além de contribuir para o aprimoramento das habilidades esportivas, mas sobretudo visando o alicerçamento da cooperação, superação, respeito, civilidade, espírito coletivo e condutas éticas nas competições.

“A prática esportiva como ferramenta educacional possibilita ao (a) estudante trabalhar a capacidade de lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, numa perspectiva individual e/ou coletiva, a partir de regras e condutas preestabelecidas. Fato que se assemelha com o cotidiano fora das quadras. Desse modo, podemos afirmar que as práticas esportivas / jogos esportivos, favorecem ao desenvolvimento das individualidades, à formação para a cidadania e orientação para a prática social”, comenta a professora de Educação Física Campus Catu, Fernanda Palmeira, da comissão organizadora do JEIF.

A professora Fernanda Palmeira destaca ainda que “o retorno do JEIF representa o reconhecimento e a valorização das práticas esportivas enquanto importante ferramenta do processo formativo, além de marcar o início do processo de reconstrução de uma cultura esportiva no IF Baiano”.