Abertas 500 vagas em curso de aperfeiçoamento para professores sobre SAEE para Educandos com Transtorno do Espectro Autista
Atualizado em 4 de novembro de 2022 às 14h01 | Publicado em 4 de novembro de 2022 às 14h01

O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi está com 500 vagas abertas para o curso de aperfeiçoamento, na modalidade de Formação Continuada, sobre Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) para Educandos com Transtorno do Espectro Autista.

A formação tem carga horária de 180 horas, ministrada 100% em ambiente virtual. As vagas são destinadas a professores da educação básica da rede pública de ensino e o principal objetivo é promover a inclusão escolar da pessoa com autismo.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre 6 e 13 de novembro, na página de seleções do IF Baiano. Podem se inscrever candidatos de todas as regiões do Brasil.

A seleção dos candidatos ao curso ofertado será realizada por meio de ordem de inscrição observando o cumprimento dos requisitos do edital quanto ao envio da documentação e das informações de maneira correta.

O resultado está previsto para sair no dia 17 de novembro e a aula inaugural será realizada no dia 19, ao vivo, às 9h, no canal do Campus Guanambi no Youtube.

Esta é a segunda edição  do curso ofertado pelo IF Baiano. A primeira foi no primeiro semestre deste ano e formou 135 professores de várias cidades e estados brasileiros.

Objetivos do curso

• Capacitar professores da educação básica da rede pública de ensino do SAEE para a
    inclusão escolar da pessoa com autismo;
  • Desenvolver atividades práticas que contribuam com a atuação dos professores no processo de identificação das características dos alunos com Autismo;
  • Promover seminários e palestras com a temática para fortalecer a construção dos conceitos e contextualizar as atividades práticas da proposta;
  • Fornecer subsídios teóricos e práticos para a organização do atendimento educacional especializado para crianças e adolescentes com autismo;
  • Compreender os Marcos Históricos do TEA e suas principais características;
  • Entender o processo de aprendizagem do aluno com TEA;
  • Construir o Plano educacional individual para alunos com TEA.

Por: Tiago Marques