Campus Valença abre seleção para primeira turma
Atualizado em 22 de maio de 2019 às 16h40 | Publicado em 17 de maio de 2019 às 09h30

Especialização em Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira na Educação

O IF Baiano, Campus Valença, abre inscrições para a primeira turma do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira na Educação. Estão sendo oferecidas 30 vagas e o período de inscrição vai de 24 de maio a 04 de junho de 2019.

O curso de especialização tem como objetivo instrumentalizar educadoras(es) e gestoras(es), do ensino básico, profissional e tecnológico, atuantes na região do Baixo Sul da Bahia, para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação, para as Relações Étnico-raciais e Ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira. O público-alvo são portadores de diplomas de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, que tenham formação, vivência ou atuação na área da educação. A duração da especialização é de, aproximadamente, 18 meses com uma carga horária de 360 horas.

Para a coordenadora do curso, a docente Nelma Barbosa, a especialização colaborará para a formação de profissionais da educação empenhados na igualdade racial no âmbito escolar. “O racismo perpassa várias estruturas sociais e a educação é uma delas. Através deste curso, esperamos fortalecer a cultura antirracista nas escolas da região do Baixo Sul da Bahia, que é um território de maioria negra, mas extremamente desigual”, explica Nelma. Ela espera ainda que os candidatos e candidatas encontrem nesse curso um instrumento de apoio para as práticas pedagógicas comprometidas com a afirmação da herança negra na produção de conhecimento.

A lista preliminar de homologação das inscrições será divulgada no dia 06 de junho e a lista final, após recursos de homologação das inscrições, será divulgada no dia 14 de junho, na Secretaria de Registros Acadêmicos do IF Baiano, Campus Valença, e nos portais do IF Baiano e do Campus Valença. O processo seletivo compreenderá três etapas, são elas: análise da carta de motivação (classificatória e eliminatória), análise de currículo (apenas classificatória) e entrevista (classificatória e eliminatória).

O resultado final será divulgado, a partir do dia 08 de julho, no mural da Secretaria de Registros Acadêmicos do Campus Valença-BA e no site do IF Baiano. O período de matrícula para a primeira chamada de aprovados é de 15 a 26 de julho e as aulas iniciam no dia 02 de agosto. Confira toda a documentação necessária para inscrição no processo seletivo e para a matrícula no edital.