Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2025

ACESSE AQUI
4° episódio do “Somos Mulheres no IF Baiano” debate a importância das ações afirmativas dentro da instituição
Atualizado em 9 de junho de 2025 às 16h05 | Publicado em 9 de junho de 2025 às 14h29
Compartilhe nas redes sociais:

Foi lançado, nesta segunda-feira, 9, o quarto e último episódio, da primeira temporada, do programa “Somos Mulheres no IF Baiano”. O programa traz discussões sobre questões de raça e gênero e as ações adotadas no âmbito do Instituto Federal Baiano para o combate a qualquer tipo de discriminação.

Neste episódio, gravado no mês de março, a apresentadora Cristina Mascarenhas, diretora de Comunicação do IF Baiano, recebe a então coordenadora Políticas de Ações Afirmativas, Equidade e Diversidade, Rafaela Magalhães, e a professora de Educação Física do campus Catu, Fernanda Palmeira.

As convidadas abordaram experiências e ações afirmativas adotadas dentro e fora da instituição. A professora Rafaela Magalhães destacou a importância da produção de documentos que norteiem debates e ações e da criação da Política de Equidade, Diversidade e Inclusão do IF Baiano. Ela destacou ainda a necessidade do reforço às ações de combate ao assédio sexual. “A gente precisa enfrentar esse problema do assédio falando sobre ele e também fazer esse processo formativo com os nossos estudantes meninos. A gente não vai conseguir mudar o modelo de sociedade se a gente não conscientizar os estudantes meninos que esta forma que foi ensinada para eles não é uma forma legal, que a gente precisa ter outro elemento de valorização, de respeito à individualidade dessa mulher, aos seus desejos e ao que ela quer”.

A professora Fernanda Palmeira trouxe dados da sua pesquisa sobre a participação das meninas no esporte escolar e os preconceitos que ainda existem. “Eu vou trazer para vocês o meu cenário, o campus Catu, onde eu desenvolvi a pesquisa. Hoje a gente tem um público do ensino médio integrado majoritariamente feminino, mas essa quantidade de matrículas não se reflete nas meninas que se inscrevem para fazer a prática esportiva. O que é que motiva esse afastamento das meninas dessa prática esportiva? Um dos principais motivos que as meninas apontam como justificativa do seu afastamento é exatamente o que os homens falam. Todas vivenciaram experiências negativas ou traumáticas no ponto de inferiorizar, desvalorizar, e isso fez com que elas não se sentissem capazes. O esporte passou a ser para elas um não lugar”.

Confira o episódio completo no nosso canal, a TV Bem Baiano.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br