Servidores do IF Baiano participam de capacitação em Siafi
Atualizado em 5 de setembro de 2023 às 10h52 | Publicado em 5 de setembro de 2023 às 10h21

Nesta segunda-feira,4, teve início o curso in company de Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), destinado aos servidores do Instituto Federal Baiano – IF Baiano. O evento ocorre no Centro de Referência Dois de Julho, em Salvador, e se estenderá até o dia 6 de setembro, proporcionando aos participantes uma imersão no Siafi, com ênfase em aspectos teóricos e práticos.

O principal objetivo da formação é apresentar o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) de maneira abrangente. Por meio de aulas teóricas, que abordarão legislação e conceitos, e atividades práticas diretas no Siafi, os servidores terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos em execução orçamentária e financeira. A iniciativa visa, assim, fortalecer as competências dos servidores do IF Baiano nesse aspecto da gestão pública.

A abertura do curso contou com a presença do reitor Aécio José Duarte, do pró-reitor de Planejamento Leonardo Lapa, e do diretor administrativo José Virolli. O curso é ministrado pelo palestrante Ronaldo Cardoso, que possui ampla experiência na área.

Ao final da capacitação, os servidores estarão aptos a:

• Compreender a estrutura do orçamento público e suas formas de apresentação.
  • Conhecer o ciclo orçamentário e financeiro.
  • Entender as principais definições e classificações da receita e despesa públicas.
  • Identificar as etapas da execução da despesa e sua caracterização.
  • Compreender os procedimentos da programação financeira.
  • Diferenciar crédito de recurso e entender os principais conceitos utilizados na execução orçamentária e financeira.
  • Entender o funcionamento do Subsistema Contas a Pagar e a Receber – CPR.
  • Executar o lançamento de documentos no CPR e os procedimentos de execução da despesa no Siafi.
  • Executar solicitações, aprovações e liberações de recursos.
  • Entender as espécies de ordens bancárias e efetuar pagamentos no Siafi.

Público-Alvo

O curso é destinado a servidores envolvidos nas áreas de finanças, acompanhamento, execução e controle dos processos orçamentários e financeiros do governo federal, além de profissionais de administração e gestores públicos que precisam praticar o orçamento e os recursos no Sistema.