Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
1ª MostraTEC abre inscrições para exposição de inventos no CEPEX
Atualizado em 23 de agosto de 2023 às 11h21 | Publicado em 22 de agosto de 2023 às 12h18
Compartilhe nas redes sociais:

O Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX, que acontecerá em Bom Jesus da Lapa, traz um evento novo para a grade de programação deste ano: a 1ª MostraTEC. O evento é uma mostra de invenções científicas desenvolvidas pelos pesquisadores e pesquisadoras do IF Baiano e ocorrerá no dia 03 de outubro. O tema desta edição será “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, incentivando inventos que tenham sinergia com um ou mais ODS.

A MostraTEC buscará promover uma compreensão global das questões ambientais e a conquista da sustentabilidade por meio da ciência básica, aplicada, da engenharia, do design e do desenvolvimento de produtos ou processos, oferecendo desafios e oportunidades para alunos do ensino médio, da graduação e da pós-graduação. O objetivo é desenvolver nos estudantes as habilidades e conhecimentos necessários para serem cidadãos, líderes, cientistas, engenheiros e inventores, agentes que contribuirão para uma maior sustentabilidade ambiental ao longo de suas vidas. 

Serão selecionadas propostas para uma mostra de protótipos, processos e produtos desenvolvidos por meio de trabalhos experimentais dos discentes com habilidades criativas e técnicas, com finalidade de solucionar os problemas do cotidiano da sociedade, da comunidade local e/ou regional. O propósito da 1ª MostraTEC será fazer com que o(a) discente e sua equipe apresentem seu invento para o público do CEPEX, que será avaliado por especialistas e concorrerá à premiação. Todos os selecionados para apresentarem suas propostas na 1ª MostraTEC receberão certificado de apresentador(a) e as 03 (três) melhores propostas receberão certificado de “Trabalho Destaque”. 

O trabalho vencedor receberá troféu da 1ª MostraTEC do IF Baiano com premiação no II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, a ser realizado no Campus Bom Jesus da Lapa. Poderão ser inscritos trabalhos desenvolvidos por discentes do Ensino Médio e da Graduação de quaisquer modalidades de ensino do IF Baiano, desenvolvedores de produtos, protótipos, processos ou serviços que apresentem caráter tecnológico inovador, sob orientação de um professor ou Técnico-Administrativo. 

As inscrições deverão ser realizadas tendo a composição da equipe com, no mínimo, 01 discente e 01 orientador e, no máximo, 02 discentes e 01 orientador. As inscrições serão realizadas no período de 21 de agosto a 04 de setembro de 2023, através do preenchimento do formulário neste link.

Para a primeira fase de seleção, os concorrentes deverão enviar vídeo, de até 10 minutos, com a apresentação da proposta. O vídeo deverá estar armazenado na nuvem (recomenda-se Google Drive ou Youtube) e seu respectivo link deverá ser informado em campo específico na ficha de inscrição e estar ativo no momento da avaliação. A segunda fase de avaliação será feita durante a realização do evento por avaliadores designados pela Comissão Organizadora do Evento, avaliando com nota os trabalhos e apresentações. Caso sejam encaminhadas através deste formulário mais de uma inscrição por equipe, será considerada apenas a última enviada. Dúvidas ou quaisquer esclarecimentos e/ou informações adicionais poderão ser obtidas junto à Comissão da MostraTEC através do contato pelo email: nit@ifbaiano.edu.br

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Rafael Oliva Trocolli, a MostraTEC será um evento que permitirá uma troca rica de experiências entre colaboradores, servidores, discentes e demais participantes do II Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPEX) do Instituto Federal Baiano. 

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br