14ª Semana da Biblioteca do IF Baiano recebe inscrições
Atualizado em 22 de setembro de 2022 às 15h10 | Publicado em 21 de setembro de 2022 às 16h24

A 14ª edição da Semana da Biblioteca do IF Baiano acontecerá de 17 e 20 de outubro, no Campus Catu, no auditório do Pavilhão II. Em homenagem ao centenário de Paulo Freire, o evento traz o tema: “A importância do ato de ler”. As inscrições são realizadas presencialmente na biblioteca e estão abertas até 10 de outubro.

A programação, com carga horária total de aproximadamente 40h, conta com palestras, mesas redondas, exibição e discussão de filmes, debates, oficinas, apresentações culturais, inauguração simbólica da Praça da Literatura Brasileira no IF Baiano e concursos em diferentes modalidades. Uma das mesas discutirá sobre o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Entre as atrações culturais confirmadas, está a orquestra Neojiba.

A primeira edição da Semana da Biblioteca do IF Baiano aconteceu em 1995 e, desde então, concursos literários marcam sua programação. Este ano, o evento terá concursos de redação, poesia, painel de leitores, jogo linguístico e literário.

Concursos

O concurso de redação acontecerá antes do evento, no dia 14 de outubro. Os candidatos receberão três propostas diferentes de temas para escolher e desenvolver seu texto na modalidade dissertativa argumentativa.

Para participar do concurso de poesia, o participante deverá entregar sua poesia no ato da inscrição. O tema e a forma são livres. Uma equipe de avaliadores escolherá os três primeiros colocados.

Há também o concurso Painel de Leitores. Nele, o participante deverá fazer a propaganda de um romance que leu, gostou e gostaria de recomendar a leitura. Quem convencer melhor o público e a banca examinadora será o vencedor. Cada aluno participante terá 10 minutos para apresentar e o formato da apresentação é livre.

E para deixar o clima do evento ainda mais animado, a programação conta com o Jogo Linguístico e Literário. Trata-se de uma atividade de perguntas e respostas, envolvendo conhecimentos de linguística e literatura brasileira. A competição é em equipes de três participantes.

A premiação dos melhores colocados nos concursos acontecerá no dia 20, data de encerramento da Semana da Biblioteca.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através do e-mail “biblioteca@catu.ifbaiano.edu.br” ou dos telefones: (71) 3641-7900/3641-7926.

Confira aqui os regulamentos dos concursos!