13ª OBAP está com inscrições abertas. IF Baiano levará uma equipe de cada campus para etapa em SP
Atualizado em 20 de fevereiro de 2024 às 15h06 | Publicado em 20 de fevereiro de 2024 às 11h01

A 13ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) está com inscrições abertas até o dia 27 de março, por meio de formulário digital disponível no site do evento. Para estimular a participação dos estudantes do IF Baiano no evento, a instituição já sinalizou, através do Edital de Extensão Nº 11/2024, que irá custear a participação de uma equipe de cada campus na etapa presencial que ocorrerá na cidade de Barretos/SP.

A Pró-reitoria de Extensão selecionará, entre as equipes aprovadas na primeira fase da Olimpíada, uma de cada campus do IF Baiano para representar a instituição em São Paulo na segunda fase. Serão, portanto, até 14 equipes com deslocamento, alimentação e hospedagem viabilizados pelo IF Baiano para participação da segunda etapa.

A primeira fase consiste em uma prova virtual com 30 questões, a ser realizada nos dias 17 e 18 de abril As equipes com bom desempenho na prova virtual avançarão para a segunda fase, que ocorrerá de 19 a 22 de junho, no IFSP Campus Barretos, em Barretos/SP.

Para participar da OBAP, as equipes devem ser compostas por três estudantes matriculados em um mesmo campus do IF Baiano, em um curso técnico integrado ou subsequente, além da participação obrigatória de um servidor do IF Baiano como orientador da equipe.

Após aprovação na prova virtual, os orientadores das equipes devem informar obrigatoriamente a classificação para a Fase Presencial à Pró-Reitoria de Extensão – Proex, enviando os dados da equipe para o e-mail: proex@ifbaiano.edu.br, durante o período de 23 a 29 de abril de 2024.

A 13ª OBAP tem como objetivo principal incentivar a entrada de jovens do Ensino Médio e Técnico nas áreas técnico-científicas, através da pesquisa e inovação em Agropecuária, promovendo a aplicação de conhecimentos científicos e práticos, o enfrentamento de desafios e a cooperação entre os participantes. O evento é realizado pelo IF Sul de Minas em parceria com o IFSP.

O regulamento completo pode ser acessado em: https://obap.ifsuldeminas.edu.br/certificados-2/162-13-obap

Outras informações poderão ser obtidas junto à Proex, com o assunto “Chamada Interna – OBAP”, através do e-mail: proex@ifbaiano.edu.br ou através do edital.