Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do processo seletivo termina sexta-feira, 4
Atualizado em 10 de outubro de 2019 às 11h02 | Publicado em 30 de setembro de 2019 às 13h27

O IF Baiano está ofertando 3.625 vagas para cursos técnicos de nível médio em 14 municípios.

Compartilhe nas redes sociais:

Candidatos ao processo de ingresso 2020 do IF Baiano, com cadastro no CadÚnico, poderão solicitar dispensa do pagamento da taxa inscrição até a próxima sexta-feira, 4 de outubro. Para isso, é preciso realizar o cadastro onlinena página ingresso.ifbaiano.edu.br, indicando a opção pela isenção e o Número de Identificação Social (NIS).

No momento da inscrição, o candidato poderá optar por até duas opções de curso, informando a ordem de preferência, escolher campus, semestre de oferta e turno para cada uma das opções. Para quem não tem direito a isenção, a taxa de inscrição custa R$ 30,00 (trinta reais).

O IF Baiano está ofertando 3.625 vagas para cursos técnicos das formas Integrada e Subsequente ao nível médio, nos 14 campi da instituição em: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira, Uruçuca, Valença e Xique-Xique.

Informações sobre cursos e vagas estão dispostas no Edital 108/2019 (para cursos da forma Integrada) e no Edital 109/2019 (para cursos da forma Subsequente).

Integrada x Subsequente – Os cursos técnicos na forma Integrada ao Ensino Médio são destinados a candidatos que concluíram, ou estão concluindo, o Ensino Fundamental ou equivalente. Neste caso, o estudante faz o ensino médio e o profissionalizante juntos dentro do IF Baiano. Já os cursos técnicos na forma Subsequente são para quem já concluiu, ou está perto de concluir, o Ensino Médio.

Reserva de Vagas – Para os cursos da forma Integrada, 70% das vagas são reservadas a estudantes oriundos de escolas públicas, 25% para ampla concorrência e 5% para pessoa com deficiência. Para os cursos da forma Subsequente, reserva de vagas é 50% para estudantes oriundos de escola pública, 45% ampla concorrência e 5% para pessoa com deficiência.

Exame de Conhecimentos – Este ano, o processo de ingresso terá como método de classificação o Exame de Conhecimentos. As provas serão aplicadas no dia 1º de dezembro de 2019, no turno vespertino, nas cidades onde o IF Baiano possui campus. Os exames serão compostos por 40 questões objetivas das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias. Consulte o conteúdo programático nos editais.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br