Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do processo seletivo termina sexta-feira, 4
Atualizado em 10 de outubro de 2019 às 11h02 | Publicado em 30 de setembro de 2019 às 13h27

O IF Baiano está ofertando 3.625 vagas para cursos técnicos de nível médio em 14 municípios.

Candidatos ao processo de ingresso 2020 do IF Baiano, com cadastro no CadÚnico, poderão solicitar dispensa do pagamento da taxa inscrição até a próxima sexta-feira, 4 de outubro. Para isso, é preciso realizar o cadastro onlinena página ingresso.ifbaiano.edu.br, indicando a opção pela isenção e o Número de Identificação Social (NIS).

No momento da inscrição, o candidato poderá optar por até duas opções de curso, informando a ordem de preferência, escolher campus, semestre de oferta e turno para cada uma das opções. Para quem não tem direito a isenção, a taxa de inscrição custa R$ 30,00 (trinta reais).

O IF Baiano está ofertando 3.625 vagas para cursos técnicos das formas Integrada e Subsequente ao nível médio, nos 14 campi da instituição em: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira, Uruçuca, Valença e Xique-Xique.

Informações sobre cursos e vagas estão dispostas no Edital 108/2019 (para cursos da forma Integrada) e no Edital 109/2019 (para cursos da forma Subsequente).

Integrada x Subsequente – Os cursos técnicos na forma Integrada ao Ensino Médio são destinados a candidatos que concluíram, ou estão concluindo, o Ensino Fundamental ou equivalente. Neste caso, o estudante faz o ensino médio e o profissionalizante juntos dentro do IF Baiano. Já os cursos técnicos na forma Subsequente são para quem já concluiu, ou está perto de concluir, o Ensino Médio.

Reserva de Vagas – Para os cursos da forma Integrada, 70% das vagas são reservadas a estudantes oriundos de escolas públicas, 25% para ampla concorrência e 5% para pessoa com deficiência. Para os cursos da forma Subsequente, reserva de vagas é 50% para estudantes oriundos de escola pública, 45% ampla concorrência e 5% para pessoa com deficiência.

Exame de Conhecimentos – Este ano, o processo de ingresso terá como método de classificação o Exame de Conhecimentos. As provas serão aplicadas no dia 1º de dezembro de 2019, no turno vespertino, nas cidades onde o IF Baiano possui campus. Os exames serão compostos por 40 questões objetivas das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias. Consulte o conteúdo programático nos editais.