Conselho Superior é renovado com posse de membros eleitos
Atualizado em 19 de junho de 2017 às 09h33 | Publicado em 14 de junho de 2017 às 13h08

Cerimônia de posse aconteceu nesta quarta-feira

Membros do Conselho Superior (Consup) do IF Baiano tomaram posse, nesta quarta-feira, em cerimônia no auditório da AGU, para o biênio 2017-2019. A composição foi eleita, em maio, pela comunidade acadêmica para as categorias docentes, técnicos-administrativos, discentes e egressos.

A escolha de representantes do Colégio de Dirigentes e de Seção Sindical se deu por aclamação e do Diretório Central dos Estudantes por votação e aclamação. Ao todo, foram escolhidos 20 representantes, mais seus suplentes. Em entrevista, representante estudantil, Renan Silva, comentou sobre o papel dos membros do Consup: “Não é uma luta individual, é para todos. Os estudantes devem nos ajudar e precisamos do apoio para trazer questões que possam melhorar o dia a dia dos campi e manter o diálogo”.

Para iniciar os trabalhos, a secretária dos órgãos colegiados do IF Baiano, Viviane Menezes, fez a leitura do termo de posse. Além dos representantes do IF Baiano, membros de Entidade patronal, do setor público, Entidade dos Trabalhadores, Seção Sindical e Ministério da Educação também foram empossados.

A mesa de cerimônia foi composta pelo presidente do Consup, o reitor Geovane Nascimento, e por representantes de cada categoria: docente – Nelma Barbosa; discente e egressos – Renan Silva; Técnico Administrativo – Tâmara Paixão; Membro do Colégio de Dirigentes – Manoela Falconi; Sociedade Civil – Alberto Vilarinhos (Embrapa); Ministério da Educação – Edson da Fonseca; Seção Sindical – Moisés Morais.

Em sua fala, a conselheira Nelma Barbosa, representante docente, destacou o papel da educação baiana, que deve se voltar também para população negra e indígena para “formação de sujeitos solidários”. Já o representante sindical, Moisés Morais, ressaltou a responsabilidade de ser membro do Consup, cujo mandato dever ser “coletivo e fruto de um consenso”.

O reitor do IF Baiano esclareceu para os membros da sociedade civil que o Instituto faz parte da Rede Federal de Educação Profissional e explicou a origem do IF Baiano. Enfatizou o oferecimento de 70% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas e a reserva de vagas para deficientes. Destacou a importância da representação da comunidade acadêmica e da sociedade civil no Consup, pois a “instituição é do povo e do Estado Brasileiro”, disse.

Confira composição do Consup 2017-2019