Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2026

ACESSE AQUI
Campus Santa Inês abre processo seletivo para Especialização em EJA articulada à Educação Profissional
Atualizado em 14 de julho de 2026 às 08h52 | Publicado em 14 de julho de 2026 às 08h49

Especialização em Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional é gratuita e tem início ainda em 2026.

Compartilhe nas redes sociais:

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Santa Inês abriu processo seletivo, por meio do Edital nº 140/2026, para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulada à Educação Profissional. A especialização é gratuita e tem ingresso previsto para o segundo semestre de 2026.

Estão em oferta 30 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e reserva de vagas para candidatos(as) pretos(as), pardos(as), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme os critérios estabelecidos no edital.

Inscrição e público-alvo

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail, no período de 15 a 27 de julho de 2026, mediante envio da documentação exigida em edital para o endereço prosel.poseja@si.ifbaiano.edu.br.

O curso é destinado a portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, preferencialmente profissionais da rede municipal de ensino de Santa Inês que atuem ou pretendam atuar na Educação Profissional, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou em programas e projetos educacionais.

Sobre o curso 

Com carga horária de 360 horas, a especialização será desenvolvida ao longo de 18 meses, em formato modular. As aulas ocorrerão quinzenalmente, às sextas-feiras, nos turnos matutino e vespertino, nas dependências do IF Baiano – Campus Santa Inês. O curso não possui cobrança de mensalidades, taxa de matrícula ou taxa de inscrição.

Seleção

Os candidatos serão classificados por meio da avaliação da documentação comprobatória, que irá considerar critérios estabelecidos no barema do edital, como: tempo de experiência na Educação Básica, tempo de docência no município de Santa Inês, tempo de atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e/ou Educação Profissional, experiências formativas em espaços não formais com jovens e adultos ou participação no PIBID/PRP voltada a esse público e produção acadêmica apresentada em eventos científicos e/ou publicações na área.

De acordo com o cronograma, o resultado final será divulgado em 20 de agosto de 2026. As matrículas da primeira chamada ocorrerão entre 26 e 28 de agosto, e a previsão de início das aulas é 18 de setembro de 2026.

Os interessados devem consultar atentamente o edital para conhecer os requisitos de participação, a documentação necessária, os critérios de seleção e todas as etapas do processo seletivo. 

Consulte o edital e seus anexos na Página de Concursos e Seleções, no portal do IF Baiano.

Outras notícias

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br