O Instituto Federal Baiano está com consulta pública aberta as 23h59 do dia 07 de maio para a construção do Regimento Interno do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do Programa de Educação Tutorial (PET). A iniciativa convida docentes, discentes, técnicos administrativos e também a comunidade externa a contribuírem com sugestões para o documento.
A minuta do regimento, elaborada pelo CLAA, está disponível para leitura em um formulário online. Após analisar o texto, os participantes podem propor alterações, inclusões ou exclusões, enviando suas contribuições em formato PDF diretamente pela plataforma. Não é necessário se identificar — basta informar a categoria e a unidade à qual está vinculado.
Acesse o formulário: https://opinanovo.ifbaiano.edu.br/index.php/997566
O documento em construção tem como objetivo regulamentar o funcionamento e as atribuições do Comitê, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Educação, fortalecendo a organização e a atuação do PET no âmbito da instituição.
O Programa de Educação Tutorial (PET), instituído pela Lei nº 11.180/2005 e regulamentado pela Portaria MEC nº 976/2010, é uma política de educação continuada que promove uma formação acadêmica ampliada. Por meio de grupos tutoriais, estudantes de graduação desenvolvem atividades extracurriculares orientadas por um professor tutor, aprofundando conteúdos da formação e estimulando autonomia, pensamento crítico, criatividade e cidadania.
A construção participativa do regimento é vista como etapa fundamental para garantir que a normativa represente as necessidades e expectativas da comunidade acadêmica.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br