Mural
Imagem de divulgação de Chamada Aberta para Remoção de servidores DOCENTE
Imagem de divulgação sobre o Defeso Eleitoral 2026
e-MEC Instituto Federal Baiano
e-MEC Instituto Federal Baiano
Editais
Central de Seleção

DGP culmina atividades de 2025 com encontro e capacitação de servidores

Modificado: 27/10/2026 às 16h08 Publicado: 9/01/2026 às 14h50

Evento reuniu gestores e servidores da área de pessoas para alinhamento de práticas e formação

encontro-dgp-20253

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do IF Baiano realizou, no período de 25 a 27 de novembro de 2025, o Encontro de Gestores de Pessoas – EGP 2025, na Unidade Administrativa João Batista, em Salvador. A iniciativa reuniu os chefes dos Núcleos de Gestão de Pessoas (NAGP) dos campi e servidores da DGP lotados na Reitoria.

Consolidado no calendário institucional, o evento teve como objetivo fortalecer a integração entre a DGP e os NAGPs, promovendo o alinhamento das práticas de gestão, a troca de experiências e o aprimoramento das ações voltadas às pessoas. “Nesta edição, o Encontro é também um espaço de reflexão sobre a persistência no fazer cada vez melhor, com foco nas pessoas e no fortalecimento institucional”, destacou a diretora de Gestão de Pessoas do IF Baiano, Luciana Damasceno. 

A programação de dois dias contou discussões e momentos formativos, entre eles a palestra “Escuta ativa no enfrentamento ao assédio e à discriminação, facilitada pela assistente social e servidora do IF Baiano – Campus Serrinha, Julliana Pena de Carvalho. Em outro momento, os servidores também participaram de uma palestra sobre burnout e esgotamento emocional no serviço público, conduzida pela psicóloga Rose Helen Shimabuku Bastos, servidora do Instituto Federal de Goiás (IFG). 

O evento incluiu ainda capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), além de espaços com os setores estratégicos da DGP para a alinhamento das práticas institucionais e esclarecimento de dúvidas entre os campi e a reitoria.

A diretora de gestão de Pessoas do IF Baiano, Luciana Damasceno, recepciona as palestrantes do evento: a servidora e assistente social, Julliana Pena de Carvalho, e a psicóloga e servidora do IFG, Rose Helen Shimabuku.

Desenvolvido com o CMS de código aberto WordPress