O IF Baiano (IF Baiano) – Campus Guanambi está com inscrições abertas até o dia 28 de dezembro para o curso de extensão “Ciência e Ancestralidade: formação em Agroecologia e Saberes Tradicionais sobre Plantas Medicinais no Sertão Produtivo”, ofertado na modalidade híbrida. A formação integra o Programa Escola Nacional Nego Bispo de Saberes Tradicionais, instituído pela Portaria MEC nº 537, de 24 de julho de 2025.
O curso será realizado entre 24 de janeiro e 11 de abril de 2026. As atividades presenciais acontecerão prioritariamente na Comunidade Quilombola Lagoa dos Anjos, no município de Candiba–BA, e de forma complementar no Campus Guanambi do IF Baiano, localizado no distrito de Ceraíma. As aulas ocorrerão às sextas, sábados e domingos, nos turnos da manhã e da tarde.
Estão sendo ofertadas 25 vagas, distribuídas da seguinte forma:
Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos que atendam aos pré-requisitos estabelecidos no edital. Caso não haja preenchimento total das vagas em alguma categoria, poderá haver remanejamento para outros públicos, conforme a ordem de inscrição.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma remota, por meio de formulário eletrônico. A seleção dos candidatos será feita por ordem de inscrição, desde que cumpridos os critérios e apresentada a documentação exigida. Em caso de empate, serão considerados, sucessivamente, critérios como maior idade, pertencimento a comunidade tradicional e atuação em sala de aula.
Os estudantes selecionados terão direito a uma bolsa-formação no valor total de R$ 600,00, paga em três parcelas de R$ 200,00, condicionada à frequência mínima exigida. Para a certificação, será necessário cumprir ao menos 75% da carga horária e obter nota mínima 6, conforme critérios institucionais.
A iniciativa conta com o apoio do grupo de pesquisa HAFROQI – História, Memória e Identidade Afro-Brasileira, Quilombola e Indígena do Sertão Produtivo e do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, fortalecendo o diálogo entre saberes tradicionais, práticas agroecológicas e desenvolvimento territorial sustentável.
O que é o Curso?
O curso é uma formação de 60 horas (48h presencial e 12h on-line) que promove a interlocução entre saberes tradicionais quilombolas e conhecimentos científicos sobre agroecologia e plantas medicinais. Realizado majoritariamente no território da Comunidade Quilombola Lagoa dos Anjos, coproduzido com a guardiã da memória e das práticas ancestrais do Quilombo, Mestra do Saber Luciene Alves, conhecida como Tia Iyô, o curso promove oficinas práticas, rodas de diálogo, caminhadas agroecológicas e atividades presenciais e remotas.
O curso foi selecionado no Edital IFBA nº 41/2025 e está vinculado ao eixo Saberes Tradicionais Quilombolas, no subeixo Cosmociências, que reconhece a ancestralidade, o território e a espiritualidade como fontes legítimas de produção de conhecimento em diálogo com a ciência moderna. A proposta reforça a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com enfoque em práticas educativas interculturais e antirracistas.
A Escola Nacional Nego Bispo é operacionalizada por meio de parceria entre a Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI). A iniciativa tem como finalidade contribuir para a efetivação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, além da Portaria MEC nº 470/2024, assegurando o pluralismo de ideias e a atuação direta de Mestras e Mestres de Saberes Tradicionais nos processos formativos, enfrentando o racismo e os históricos de invisibilização nas instituições de ensino.
Mais informações, bem como o cronograma completo do processo seletivo, estão disponíveis no edital publicado no site do IF Baiano. Acompanhe as atualizações sobre a seleção aqui!
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br