O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) encerrou, no sábado (13), a primeira edição dos Jogos Acadêmicos do IF Baiano (JAIF 2025), realizada em Ribeira do Pombal, com uma festa de confraternização que reuniu delegações, servidores e terceirizados em clima de celebração e integração. O evento aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, reunindo estudantes-atletas dos cursos superiores e subsequentes.
Criado para ampliar os espaços de convivência e fortalecer o protagonismo estudantil, o JAIF estreou com disputas em diferentes locais da cidade, como Praça da Juventude, CETEP, Quadra do Alto do Santo Antônio, Quadra do Pescador e Secretaria de Educação, com modalidades como futsal, futvôlei, voleibol, vôlei de praia, baleado, xadrez e dominó.






Para Alexandre Dantas, servidor do Campus Bom Jesus da Lapa, o evento já se firma como uma iniciativa estratégica para a vida acadêmica. “O JAIF é uma iniciativa importante, porque nós temos o encontro de vários estudantes do nível superior. Ele traz uma integração muito maior para os estudantes e também promove a cultura e a saúde”, afirmou.
Entre as atletas, a estudante Jamile Santana Bispo, do Campus Valença, graduanda em Biologia e medalhista de prata no baleado, descreveu a vivência como marcante. “Foi uma experiência transformadora. As equipes adversárias sempre em conjunto, sem desprezar ninguém. (…) Eu tô indo muito feliz com o segundo lugar. Ano que vem eu estarei aqui lutando pelo ouro.”






No futsal feminino, Andressa Cruz, estudante do Campus Bom Jesus da Lapa (Agronomia) e medalha de ouro, ressaltou o foco da equipe e a avaliação positiva da competição. “A gente montou o time e veio focado na competição e pra se divertir também. Ser campeãs da primeira edição foi o que a gente queria. Primeira edição é assim, sempre tem coisas para melhorar, mas foi ótimo.”
A realização do JAIF também repercutiu no município. Hélio Brito, secretário de Esportes de Ribeira do Pombal, citou o acolhimento e o impacto para a cidade. “Foi uma gratidão ter vocês aqui nesses jogos. Esperamos que vocês retornem para outros eventos. Movimentou a cidade: as pousadas, os restaurantes, os bares ganharam muito grande com a visita de vocês.”






O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Anderson Sousa, destacou a surpresa positiva da estreia. Segundo ele, a primeira edição “surpreendeu” e atendeu às expectativas, mesmo com ajustes naturais de um evento inaugural. “O importante é se divertir, e foi o que aconteceu. Todo mundo saiu alegre e feliz, esperando a próxima edição.”
Geângelo Rosa, diretor do Campus Bom Jesus da Lapa, ressaltou o esforço coletivo e a organização. “A gente estava receoso com o prazo e com a estrutura, mas, pra nossa grata surpresa, o evento está caminhando para a finalização como um dos mais organizados que eu tive a graça de participar. Tenho plena certeza de afirmar que o JAIF veio pra ficar.”






O balanço geral também foi apontado por Nilton Santos, presidente da Comissão dos Jogos, ao destacar o caráter formativo da iniciativa. Para ele, muitos estudantes vivenciaram ali, pela primeira vez, a experiência de entrar em quadra, vestir a camisa e disputar com torcida. “Foi uma novidade muito positiva. É um momento de descontração e de integração entre campi, fazendo amizade e conhecendo outras realidades”, disse. Nilton também registrou a importância de ampliar o apoio ao treinamento esportivo nos campi e reafirmou a continuidade do evento: “O JAIF veio para ficar.”
Com o encerramento em clima de confraternização, o JAIF 2025 se despede consolidando a primeira edição como um marco para os cursos superiores e subsequentes e reforçando o esporte como espaço de convivência, pertencimento e formação no IF Baiano. As informações completas podem ser conferidas no site do evento.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br