Remanso recebe Encontro dos Servidores do IF Baiano em clima de integração e celebração
Atualizado em 18 de outubro de 2025 às 14h09 | Publicado em 17 de outubro de 2025 às 22h06
Compartilhe nas redes sociais:
Entre os dias 14 e 16 de outubro, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) realizou, em Remanso, a 5ª edição do Encontro dos Servidores, em celebração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro). O evento reuniu servidores e colaboradores terceirizados das 15 unidades da instituição em três dias de convivência, práticas esportivas e momentos de bem-estar. O Encontro simbolizou também a aproximação entre o IF Baiano e a comunidade remansense, que em breve contará com a nova unidade do Instituto, com previsão de inauguração em 2026.
Durante a cerimônia de abertura, realizada no auditório do Colégio Estadual Profa. Irene de Souza Araújo (CEPISA), o prefeito de Remanso, Marcos Palmeira, entregou simbolicamente a chave da cidade ao reitor Aécio José Araújo Passos Duarte, em um gesto de boas-vindas e reconhecimento da importância do IF Baiano para o município e para toda a região do Sertão do São Francisco.
Como exemplo de integração com a comunidade, a abertura do Encontro contou com a participação dos estudantes da Escola de Música Hermes Teixeira de Freitas, da filarmônica do CEPISA e do Coral Aroeiras do Sertão também formado por estudantes do colégio.
Programação e novidades
Além das competições tradicionais em diversas modalidades esportivas — que reuniram equipes mistas e intercampi — a edição trouxe ações voltadas ao bem-estar e à cultura corporal. Servidores participaram de aulas de zumba e de capoeira, valorizando práticas populares e a expressão rítmica. Uma das atrações mais comentadas foi o passeio de barco pelo Rio São Francisco, que conectou os participantes à paisagem de Remanso e reforçou o vínculo com o território. Para completar o cuidado integral, houve atendimento de massagem, favorecendo relaxamento e recuperação física ao longo dos três dias.
Como inovação, o encontro lançou o 1º Concurso de Fotografia do Encontro dos Servidores, estimulando o olhar criativo sobre integração, esporte e pertencimento. O concurso contou com mais de sessenta inscritos e premiou as três melhores fotografias definidas pelo júri técnico. O resultado pode ser conferido no site do evento.
1º Lugar: O pescador do Tempo de Dentro – João Batista Botton
2º Lugar: Espera das Águas – Júlia Siqueira Moreau
3º Lugar: Remanso do Chico – Leonardo Cerqueira Freitas
Integração, saúde e superação
A servidora Tame Daniele Ribeiro, de Bom Jesus da Lapa, medalha de ouro no ciclismo, ressalta que o evento vai além da confraternização:
“O estímulo à prática de atividade física e esportiva proporciona melhoria do bem-estar individual e qualidade de vida. Destaca-se ainda a possibilidade de desenvolvimento do espírito de equipe e a melhoria da integração entre os colegas, promovendo um ambiente institucional mais acolhedor.”
Essa sensação de incentivo e transformação aparece também no depoimento de Júlia Morais, do Campus Uruçuca, que descobriu o prazer de correr por causa do evento:
“Eu participo do atletismo e antes eu nunca tinha corrido na minha vida. Uma colega que já ia para os jogos me incentivou, e aí eu comecei a treinar. Então o encontro pra mim representa essa saída do sedentarismo e a superação de limites mentais e físicos. É incrível que o IF Baiano tenha isso, eu não vejo outras instituições fazendo eventos deste tipo para os servidores.”
A servidora Acácia Cunha, da Reitoria, campeã nas provas de natação, compartilha sentimento semelhante:
“O encontro dos servidores é uma festa que agrega, que a gente conhece os outros colegas. É muito divertido. Muitos que vão pela primeira vez dizem ‘como eu não vim antes?’.”
Um evento que inspira e fortalece vínculos
Para Léa Abreu, do Campus Guanambi, campeã no futsal feminino, o evento é um marco de pertencimento:
“Já participei de quatro dos cinco encontros, e a cada nova edição ele fica mais atrativo. A presença das delegações representando os campi do IF Baiano fazem esse evento ser “mágico”. A garra e alegria nas competições incendeiam os locais das provas. Parabenizo a gestão e todos os envolvidos que fizeram do encontro um momento que ficará registrado na nossa trajetória dentro do Instituto.”
O procurador do IF Baiano, Osvaldo Almeida Neto, medalha de ouro no basquete, reforça o caráter inspirador da iniciativa:
“Atuando pela AGU, eu conheço diversas instituições e eu não conheço um evento como esse. É algo que deveria ser referência, porque promove integração e prática de esportes, e a cada ano cresce em qualidade técnica e engajamento. Espero que continue na próxima gestão.”
A servidora Áddla Thaine Oliveira, do Campus Serrinha, medalha de bronze no atletismo, resume o espírito do encontro:
“O evento foi a cara do IF Baiano: diverso, plural, feliz, divertido, potente e repleto de talentos. Remanso é uma das cidades mais acolhedoras que já conheci. Encontramos dificuldades? Sim! Mas foi aí que mostramos o que é ser IF Baiano: enfrentamos, superamos e saímos mais fortes e unidos.”
Cuidado com as pessoas no centro da instituição
A diretora de Gestão de Pessoas, Luciana Cleide Damasceno, destacou que o Encontro é parte de uma política institucional voltada à qualidade de vida no trabalho:
“Mais do que um momento de confraternização, este encontro representa um espaço de fortalecimento dos laços que nos unem como comunidade. Valorizar o servidor é reconhecer que o bem-estar, o equilíbrio e a motivação são essenciais para que possamos exercer nosso trabalho com excelência e humanidade.”
Para Elen Rosa, diretora-geral do Campus Teixeira de Freitas e medalhista de ouro no xadrez, a iniciativa reflete o cuidado humano que marca o IF Baiano:
“Encontrar representantes de cada campus e ver o entusiasmo de todos reflete o propósito maior do IF Baiano: cultivar um ambiente acolhedor e colaborativo, onde o cuidado com as pessoas é essencial para o desenvolvimento da nossa instituição.”
Remanso no mapa afetivo do IF Baiano
Encerrando o evento, o reitor Aécio José Araújo Passos Duarte agradeceu o empenho das equipes e o acolhimento da cidade, reconhecendo o desafio e a importância de realizar o encontro em um local onde o campus ainda está em construção:
“Agradeço a todos que apoiaram o desafio de fazer o evento em Remanso, mesmo sem o campus ainda estar pronto, e agradeço o acolhimento da cidade. Esse encontro mostra a força e a união que fazem do IF Baiano uma instituição única.”
Assim, entre competições, aulas abertas, registros fotográficos, reencontros e celebrações — com direito a passeio pelo Velho Chico e momentos de cuidado com o corpo — o Encontro dos Servidores de 2025 consolidou-se como um marco de pertencimento, saúde e alegria. E também como um gesto simbólico de chegada do IF Baiano a Remanso, cidade que agora faz parte da história e do coração da instituição.