O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) encerrou sua participação na Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2025) com um dos melhores resultados de sua história na competição. A instituição conquistou três medalhas de bronze — no futebol de campo masculino, handebol feminino e basquete masculino — e teve quatro equipes chegando à fase final, consolidando sua evolução no cenário esportivo da Rede Federal.
Realizado em São Luís (MA) entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro, o JIF Nordeste reuniu cerca de 1.300 estudantes-atletas de nove Institutos Federais da região, em 12 modalidades esportivas e no ParaJIF. O IF Baiano foi representado por 78 atletas de 11 campi, acompanhados por sete servidores. A equipe de handebol feminino era formada por alunas dos campi Catu (5), Teixeira de Freitas (4) e Senhor do Bonfim (2); já o futebol de campo foi represenatdo por alunos do campus Alagoinhas (8), Catu (3), Bom Jesus da Lapa (2), Teixeira de Freitas (1) e Governador Mangabeira (2); e a equipe medalhista do basquete era formada por alunos do campus Teixeira de Freitas (5), Catu (1), Santa Inês (1) e Itaberaba (1).






De acordo com a professora Fernanda Palmeira, do Campus Catu, o desempenho da delegação foi resultado de um trabalho coletivo e da consolidação das políticas institucionais voltadas ao esporte. “De modo geral, as equipes esportivas do IF Baiano apresentaram um ótimo desempenho no JIF 2025. Este ano, tivemos um dos melhores resultados da nossa história na competição, com quatro equipes coletivas chegando à fase final e conquistando três medalhas de bronze — nas modalidades futebol de campo, handebol feminino e basquete masculino”, destacou.
Este ano, o IF Baiano não classificou equipes para o JIF Nacional, mas, mesmo assim, Fernanda ressaltou que o crescimento técnico é evidente. “Conseguimos superar o número de medalhas conquistadas na edição anterior. Essa evolução é fruto da mobilização do coletivo de Educação Física e de importantes ações institucionais, como a retomada dos JEIF, a oferta de cursos de qualificação para docentes e a aprovação da Política de Educação Física e Esportes no IF, que regulamenta as turmas de iniciação esportiva nos campi”, explicou.
A professora Maria Auricélia, do Campus Itaberaba, também ressaltou o avanço técnico das equipes nas modalidades coletivas, mesmo diante dos desafios que ainda existem. Ela destacou ainda o espírito de união da delegação: “Os(as) estudantes entenderam que nessa competição todos(as) representam o IF Baiano e acabaram levando esse espírito de união para dentro da quadra”.
O professor Cléber Figueiredo, do Campus Governador Mangabeira, também avaliou positivamente a participação da delegação. “Nesta edição dos jogos, brilhamos nos esportes coletivos: o futebol de campo masculino, o basquete masculino e o handebol feminino conquistaram o terceiro lugar, resultado muito significativo para o esporte do IF Baiano”, afirmou. Para ele, o destaque deste ano está justamente na ampliação da competitividade em modalidades coletivas. “Registra-se a evolução do nosso Instituto em conseguir disputar e chegar ao pódio em três esportes coletivos, mesmo sem o mesmo desempenho no atletismo, onde havíamos sido campeões em 2023”, completou.
O professor Ricardo Rabelo, do Campus Teixeira de Freitas, reforçou a percepção de crescimento técnico e amadurecimento das equipes. “Creio que foi o melhor desempenho geral de todos os JIFs. Evoluímos principalmente na quantidade de semifinais que participamos”, observou.
Além dos resultados esportivos, os professores destacaram o caráter integrador do evento. Segundo Fernanda Palmeira, o JIF Nordeste é “um grande evento que celebra a amizade, a união e o respeito entre todos os participantes, sejam estudantes ou servidores”. Já Cléber Figueiredo ressaltou que “o clima de festa da juventude e a interação entre as delegações ficaram registradas em nossas lembranças e corações. É um evento sensacional que a Rede Federal promove”.
Para Nícolas Ferraz, atleta de voleibol do Campus Teixeira de Freitas, o esporte abre portas para o futuro e para experiências valiosas. “O JIF é restaurador, a oportunidade de sair da bolha cansativa para se conhecer por completo e outras pessoas, poder expor seu talento e sentimentos por meio do que você ama é impagável. Cada momento é marcante, desde o apito do primeiro jogo até os gritos de guerra, marcam a vida de qualquer um que tem a oportunidade de estar nesse grandioso momento”, conta o estudante.


O retorno da delegação à Bahia começou no domingo, 5 de outubro, e se estende até o dia 8, com desembarques escalonados conforme o campus de origem dos participantes.
Os resultados conquistados nesta edição reafirmam o fortalecimento do esporte na instituição e a consolidação do trabalho coletivo que une servidores e estudantes em torno de uma formação integral — que vai além da sala de aula e encontra, no esporte, um caminho de aprendizado, convivência e superação.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br